Uma delegação do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina (BAPM) embarcou em rumo à Bahia, com destino ao Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública (ENAVSEG). O evento foi realizado entre os dias 27 e 29 de setembro e reuniu profissionais de todo o país.
O objetivo principal do evento foi proporcionar um espaço para o debate e a atualização de informações relevantes para aprimorar a ordem pública em todo o país, além da realização de uma competição entre os operadores aerotáticos das diversas forças de segurança em algumas das atividades multimissão realizadas por essas unidades especializadas.
O ENAVSEG foi palco também de intensas competições e demonstrações de habilidades operacionais das forças de segurança, colocando à prova a destreza e coragem dos participantes. As provas abrangeram uma ampla gama de habilidades essenciais para a atuação de aviação das forças de segurança, incluindo salvamento em altura, tiro policial, resgate aquático e corrida de orientação.
Esta foi a terceira edição da Competição de Operadores Aerotáticos. Os tripulantes do BAPM, com esta vitória, acumulam dois títulos de campeões e um de vice-campeões, consolidando a hegemonia da aviação policial militar catarinense em território nacional.
As duplas de tripulantes que competiram no evento foram: 2º sargento Luciano e cabo William Rosa (Tiro Policial e Corrida de Orientação; 1° sargento Moreira e 3º sargento Strizer (Salvamento em Altura e Atendimento Pré-hospitalar) e os cabos Betega e Correa Filho (Salvamento Aquático).
A delegação catarinense contou com a presença do subcomandante-Geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado. Um momento de destaque do encontro foi a palestra ministrada pelo comandante do BAPM, tenente-coronel Iagã Indalêncio Cota, que compartilhou o conhecimento do BAPM sobre tiro embarcado em helicópteros. A apresentação proporcionou uma oportunidade única para os participantes adquirirem “insights” valiosos sobre uma das habilidades cruciais no arsenal das forças de segurança aéreas.