Na manhã desta quarta-feira (24), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Defraudações – DEIC, deflagrou a operação “Fraude Nacional”. O objetivo da ação é esclarecer a prática de um golpe que vitimou diversas empresas, onde o investigado se passava por agenciador do BNDES, prometendo a liberação de valores para investimentos.
A operação cumpriu 21 mandados de busca e apreensão em diversas cidades de Santa Catarina, incluindo São Paulo/SP, Curitiba/PR, Florianópolis, Biguaçu, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma e Pinhalzinho.
Durante as investigações, constatou-se que o suspeito apresentava às empresas um plano de reestruturação financeira, prometendo a liberação de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a expansão de seus negócios. As vítimas, localizadas em Santa Catarina e em outros estados, teriam repassado mais de 6 milhões de reais para os envolvidos na fraude.
Para se apresentar às vítimas, os golpistas utilizavam a empresa NSE Consultoria. Os investigados responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa. A operação contou com o importante apoio das polícias civis dos estados de São Paulo e do Paraná.