Na manhã desta terça-feira (05/08), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Santa Catarina (FICCO/SC) deflagrou a Operação É Tetra. A ação tem como objetivo desarticular facções criminosas envolvidas com o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro em cinco estados brasileiros: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Durante a operação, estão sendo cumpridos 35 mandados de busca e apreensão. Adicionalmente, a Justiça determinou o sequestro de bens e valores de investigados e de pessoas jurídicas ligadas aos suspeitos, totalizando um montante de até R$ 35 milhões.
As investigações que levaram à deflagração da operação tiveram início em setembro de 2023. Elas foram desencadeadas a partir da análise de dados apreendidos durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão e prisão de um indivíduo foragido da Operação Trinca de Ases, da Polícia Federal. Este foragido residia no interior de São Paulo e utilizava documentação falsa.
Ao longo da apuração, constatou-se uma expressiva movimentação financeira com fortes indícios de origem ilícita. Foi identificada uma complexa estrutura composta por pessoas físicas e jurídicas, voltada especificamente para a prática de lavagem de dinheiro.
Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos seguintes locais:
Santa Catarina: Criciúma (05), Içara (02), Tubarão (02), Grande Florianópolis (01), Itapema (01), Balneário Camboriú (03), Camboriú (02), São Francisco do Sul (02), Campo Alegre (01), Penha (01).
Rio Grande do Sul: Porto Alegre (01).
São Paulo: Osasco (03), Americana (01), São Roque (01), São José dos Campos (01).
Paraná: Curitiba (03).
Goiás: Goiânia (03).
Mato Grosso do Sul: Itaquiraí (02).
A FICCO/SC é uma força-tarefa que reúne a Polícia Civil de Santa Catarina, a Polícia Federal e a Secretaria de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina, atuando de forma integrada no combate ao crime organizado.
PF/Divulgação/SulSC