O uso das aeronaves remotamente pilotadas (RPAs) como ferramenta de trabalho em ocorrências do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) vem sendo aprimorada constantemente. Em 2025 já foram investidos R$ 450mil na compra de 10 novas aeronaves mais modernas. A medida visa aprimorar a capacidade de resposta a ocorrências em todo o estado.
“A modernização da frota de drones permite atuar com mais rapidez, precisão e segurança, protegendo as vítimas e os militares. É um investimento na capacidade de resposta do estado”, afirma o coronel, Fabiano de Souza, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Entre os novos drones, estão sete do modelo DJI Matrice M30T, que possuem câmeras térmicas, capacidade de voo sob chuva, resistência a ventos de até 60 km/h e autonomia de 45 minutos. Os equipamentos também contam com zoom de 200 vezes e câmeras de alta definição, o que permite a coleta de informações e o monitoramento de áreas de difícil acesso.
Atualmente, a corporação possui 55 drones, distribuídos em batalhões do estado. O investimento nos últimos três anos foi de R$ 790 mil na aquisição de 34 aeronaves em um trabalho de modernização da frota.
As aeronaves são utilizadas, por exemplo, em ocorrências de busca por desaparecidos, detecção de focos de incêndio e avaliação de áreas impactadas por desastres. A ferramenta foi utilizada pela primeira vez pelo CBMSC em 2017, na busca de uma pessoa desaparecida em um rio na cidade de Tijucas.
Em grandes desastres, como no rompimento da Barragem de Brumadinho (MG), foram utilizados pelas equipes do CBMSC no reconhecimento da área e definição de estratégias de atuação. O equipamento também foi empregado pelas equipes de Santa Catarina na tragédia do Rio Grande do Sul em 2024, além do uso para ocorrências diárias da corporação. O último drone adquirido foi destinado ao batalhão de Balneário Camboriú. O modelo DJI Matrice 30T é uma referência para operações por conta de seus sensores e resistência a condições climáticas adversas.
CBMSC/Divulgação/SulSC