Na manhã desta quarta-feira (24), a Comissão de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou o Projeto de Lei 569/2024, que cria oficialmente a Rota do Big Surf. A proposta é de autoria do então deputado estadual Estener Soratto Junior (PL), hoje prefeito de Tubarão, e foi evidenciada sob a presidência da Comissão de Esporte Lazer do deputado Camilo Martins (Podemos).
O roteiro turístico irá integrar os municípios de Garopaba, Imbituba, Laguna e Jaguaruna, pontos reconhecidos por suas ondas gigantes, que atraem surfistas de elite e turistas do Brasil e do exterior.
O município de Tubarão terá papel estratégico como hub de apoio à rota, oferecendo infraestrutura urbana, serviços de saúde, hospedagem, comércio e lazer para dar suporte ao fluxo turístico da região.

Foto: Gabriel Gomes/Divulgação/SulSC
A cooperação terá a carga de um comitê gestor, composto por representantes dos municípios envolvidos, do governo estadual, do Movimento Big Waves Brasil, de associações de surfe e da sociedade civil. O objetivo é alinhar ações para fortalecer o turismo econômico e cultural do Sul de Santa Catarina.
Durante a mesma reunião, os parlamentares também aprovaram um requerimento do vice-presidente da Casa, deputado Fernando Krelling (MDB), propondo a realização de um Seminário para Gestores e Técnicos Esportivos de SC, treinamento à capacitação em gestão de recursos e projetos esportivos.
A medida reforçará o papel do Legislativo em consolidar o litoral catarinense como referência mundial em ondas grandes e mostrará como projetos iniciados no Parlamento continuarão a gerar impacto positivo.

Foto: Daniel Conzi/Agência AL











