Incêndio em subestação provoca apagão na madrugada desta terça-feira (14), em todas as regiões

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que na madrugada desta terça-feira (14) uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga. O incidente afetou os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o apagão registrado na madrugada em todos os subsistemas do país foi um problema na infraestrutura ocasionado por um incêndio numa subestação do Paraná. Diferentemente de outros episódios ocorridos no país, o problema desta madrugada não foi ocasionado por falta de energia.

“É importante que a população entenda o que acontece neste momento. Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia. Quando se fala em apagão, a gente sempre lembra aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021 que, na verdade, aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje, não. Hoje, nós temos muita energia.”

Em nota, o ONS detalhou que a ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kilovolts (kV) e ocasionando a abertura da interligação entre as duas regiões.

“Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que, em até uma hora e meia, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de duas horas e meia após a ocorrência”, diz a nota.

Ainda segundo o ONS, uma reunião com os principais agentes envolvidos na ocorrência estaria programada para hoje e um outro encontro, definido como reunião preliminar de Análise da Perturbação, está previsto para ocorrer até a sexta-feira (17).

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top