Após várias ações de resgate e acolhimento de pessoas em situação de rua, efetuadas em diversos pontos de Tubarão, foi possível perceber uma redução no número de pessoas nas ruas. A ação de resgate e acolhida ocorre sempre em parceria das casas de apoio para pernoite, projeto João 3:16 e Albergue da Paz, e com a colaboração da comunidade, que informa pontos onde visualizam essas pessoas, ajudando na busca assertiva.
As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família (SASMF), do Setor de Atendimento à População em Situação de Rua (Setor POP), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e dos serviços de acolhimento, e que têm o apoio das forças de segurança, compostas pelas polícias Militar e Municipal, realizaram esta semana, a 41ª força-tarefa de 2025.
De acordo com a coordenadora do Setor POP, Daiane Barbosa, tem-se observado a diminuição do número de pessoas em situação de rua no município. “Esse resultado é fruto de um trabalho incansável dos serviços da rede socioassistencial, que de forma articulada tem criado mecanismos e estratégias de atendimento, principalmente, entre saúde e assistência social, visando ao encaminhamento mais adequado para cada caso”, relata.
As ações da força-tarefa ocorrem semanalmente, com o objetivo de garantir acolhimento e suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade social.