Pascom Regional Sul 4 realiza encontro em Rio do Oeste com foco na comunhão entre as Pastorais

Nesse sábado e domingo (18 e 19), a cidade de Rio do Oeste, em Santa Catarina, na Diocese de Rio do Sul, acolheu o Encontro Regional da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul 4 da CNBB, reunindo representantes de todas as dioceses de Santa Catarina.

Com o tema “Pascom como instrumento de conexão entre as Pastorais”, o encontro teve como objetivo fortalecer a presença da Pastoral da Comunicação na vida e na missão da Igreja, promovendo comunhão, espiritualidade e partilha de experiências entre os comunicadores e seus assessores eclesiásticos.

Promovido pela Coordenação Regional da Pascom, o evento foi presidido por Dom Francisco Carlos Bach, arcebispo de Joinville e bispo referencial da Pascom no Regional Sul 4, contando com a presença de Dom Adalberto Donadelli Júnior, bispo diocesano de Rio do Sul, que acolheu os participantes em nome da Igreja local.

 

Formação, espiritualidade e comunhão

A programação iniciou na manhã de sábado (18), com um momento de abertura e acolhida, seguido da conferência de Janaína Gonçalves, coordenadora nacional da Pascom, que abordou o tema “Como ter e ser uma Pascom engajada e espiritualizada”. Na sequência, Adriana Rosso, da Diocese de Criciúma e coordenadora do Eixo Articulação da Pascom Regional Sul 4, apresentou o Manual da Pascom de Criciúma, exemplo de organização pastoral e de metodologia de planejamento comunicativo.

Representando a Diocese de Tubarão, o Pe. Rafael Uliano, coordenador do Eixo Formação da Pascom Regional Sul 4, conduziu a reflexão “Pascom como instrumento de conexão entre as Pastorais”. Em sua fala, destacou que “planejar, decidir e agir sem o olhar comunicativo é correr o risco de fragmentar o testemunho da fé”, lembrando que a comunicação “é dimensão constitutiva da Igreja e deve estar presente em todos os espaços de discernimento e planejamento pastoral”.

Ainda pela manhã, Marcinha Ferreira, coordenadora regional da Pascom, apresentou os resultados do Mapeamento das equipes de comunicação nas dioceses catarinenses, evidenciando avanços e desafios para o próximo triênio.
No período da tarde, Dom Adalberto Donadelli Júnior, anfitrião do encontro, conduziu a reflexão “A importância da oração pessoal e comunitária do pasconeiro”, sublinhando que a espiritualidade é a alma de toda comunicação cristã. Logo após, Dom Francisco Bach orientou a “Conversa no Espírito”, experiência sinodal de escuta e discernimento comunitário, seguida de plenária e celebração eucarística.

 

Caminhar juntos na missão de comunicar

O domingo (19), foi dedicado à devolutiva das partilhas, acordos e encaminhamentos. As dioceses reafirmaram o compromisso de fortalecer a Pascom em comunhão com os Conselhos de Pastoral (CPP e CPC), favorecendo o diálogo entre pastorais e serviços eclesiais.

O Encontro Regional da Pascom Sul 4 reafirmou o papel essencial da comunicação na missão evangelizadora da Igreja: comunicar é gerar comunhão. Mais do que uma ferramenta, a Pascom é expressão da vida da Igreja que evangeliza, serve e se faz próxima.

Ao término do encontro, os participantes retornaram às suas dioceses com o propósito de seguir “tecendo comunhão”, fortalecendo redes de colaboração e testemunhando, com alegria, a esperança do Evangelho no mundo digital e comunitário.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top