Fatos na Cidade – Crise do lixo em Tubarão coloca saúde pública em risco

A crise na coleta de lixo em Tubarão, a cada dia que passa, infelizmente só se agrava. Todos os dias, o que se presencia na cidade é um total colapso na coleta urbana: moradores indignados nas redes sociais mostrando em tempo real o pandemônio que se tornou o simples ato de recolhimento do lixo.

É inadmissível em pleno 2025 que a cidade de Tubarão esteja passando por esse retrocesso na coleta de lixo, assunto resolvido há muitas décadas atrás. Agora, a Secretária de Serviços Públicos e Zeladoria, sob o comando de Jó Krüger de Carvalho, contrata emergencialmente a Cooperativa Bom Jesus, do estado do Rio Grande do Sul, deixando claro aos tubaronenses que a contratada não possui condições alguma de executar o serviço. Isso leva o simples ato de uma contratação emergencial ao fato de colapso e saúde pública na cidade.

Podemos imaginar como ficarão as ruas e avenidas da cidade daqui a alguns dias, com a chegada do horário de Natal no comércio e as festas de final de ano.

Segundo informações, a empresa sequer possuía um aplicativo exclusivo e comum para as empresas que trabalham com coleta, esse aplicativo proporciona mais agilidade e fluidez da operação. Se isso for real, só nos confirma a falta mínima de conhecimento do secretário sobre uma das demanda mais importante de sua pasta, “Coleta de Lixo”.

Fotos/SulSC

Krüger já deixou claro que errou ao contratar a empresa, mesmo sendo em caráter emergencial, sem analisar o acervo técnico e se a contratada teria condições reais de operar a coleta na cidade.

Mas, se não bastasse o colapso e o descaso com a saúde pública que se instalou em Tubarão, o mais assustador são as declarações do secretario de Serviços Públicos, Jó Krüger, e do Excelentíssimo Prefeito Soratinho, tentando passar à população a sensação de que, aos poucos, a coleta está voltando ao normal.

Charge/SulSC

Atenção, Prefeito e Secretário: não há problema algum em ambos reconhecerem que erraram na simples contratação da empresa. Mas calcem as sandálias da humildade e consertem essa lambança que se tornou a coleta de lixo em nossa cidade.

É impossível que as empresas que participaram da cotação de preço para o fatídico emergencial não tenham condições reais de executar o simples serviço de coleta de lixo.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top