Com a formação do ciclone extratropical em alto mar, entre o Sul e Sudeste do Brasil neste sábado (08), os ventos de sudeste se intensificam, especialmente na metade leste de Santa Catarina. O vento se intensificar durante a manhã no Litoral Sul e ao longo das horas nas áreas do Planalto Sul, Grande Florianópolis, parte do Vale do Itajaí e norte catarinense.

Defesa Civil – SC/Divulgação/SulSC
Os ventos médios variam entre 30 e 40 km/h e rajadas variam entre 70 e 90 km/h, podendo ser ainda mais fortes nas áreas litorâneas e serranas. O risco é moderado a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
Ao longo da noite, com o afastamento do sistema, a intensidade dos ventos diminui gradativamente.
Atenção as condições marítimas: As condições de rajadas de vento favorecem agitação marítima e ressaca, com ondas entre 3m e 4m de altura e picos maiores em alto mar, oferecendo risco alto a muito alto para ocorrências associadas à agitação marítima. Há condições de chuvas rápidas e isolados nas regiões de Grande Florianópolis e Litoral Sul.
Amanhã domingo (09), com o ingresso de uma área de alta pressão o tempo estável volta a predominar no estado catarinense. No Grande Oeste o sol volta a aparecer, mas no litoral e áreas próximas os ventos predominantes de leste mantém a maior cobertura de nuvens. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.


Temperaturas
Espera-se uma queda nas temperaturas, com mínimas de 11° C e máximas de 25° C no Grande Oeste. No Vale do Itajaí e Planaltos, mínimas de 8°C e máximas de 20°C e de 17° C e 20° C no Litoral. A agitação marítima perde força ao longo do dia, mas ainda são esperadas ondas com picos de até 3m no litoral da Grande Florianópolis. O risco é a moderado para agitação marítima. Ventos de sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral.
Fonte: Defesa Civil – SC/Epagri – Ciram











