Governo de Criciúma lança álbum de figurinhas para celebrar o centenário da cidade

Foi lançado na manhã desta quarta-feira (12), o álbum de figurinhas “100 Anos de Criciúma – Um século de conquistas”. O material gráfico conta com 140 figuras, além de informações históricas e culturais que destacam personagens, momentos e pontos turísticos importantes da cidade ao longo das últimas décadas até os dias atuais. O lançamento ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Filho do Mineiro, no bairro Metropol.

Acreditamos que todo mundo tem boas memórias ao completar um álbum de figurinhas, mas o álbum do centenário é mais do que uma lembrança. Ele aproxima as crianças da história da cidade de uma forma leve, viva, lúdica e afetiva, despertando orgulho e pertencimento”, afirmou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

Já a partir desta quarta, o álbum e um pacote inicial de figurinhas estão sendo distribuídos gratuitamente aos estudantes das escolas de Criciúma, o que inclui as redes municipal, estadual e privada de ensino, pois o intuito é contemplar todas as crianças da cidade. No entanto, o material não será comercializado, os próprios colégios desenvolverão atividades e dinâmicas para que os alunos consigam completar as figurinhas.

As escolas também terão liberdade para trabalhar o álbum dentro do seu planejamento de ensino. É um material muito rico, bastante lúdico e que permite aprender brincando e convivendo”, destacou a secretária de Educação de Criciúma, Geovana Benedet Zanette.

A Comissão Organizadora do Centenário elaborou sugestões para orientar a distribuição das figurinhas, com ações que valorizam o engajamento escolar, a sustentabilidade, o conhecimento sobre Criciúma e seus 100 anos de história, além de incentivar a solidariedade e o espírito comunitário. Paralelo a isso, a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Maccari Uliana Zappelini, explicou como serão as trocas de figurinhas repetidas.

Foto: Gregori Flauzino/Divulgação/SulSC

Cada criança poderá trocar entre colegas de sala, entre turmas e, posteriormente, entre escolas. No dia 22 de novembro, um sábado pela manhã, a Fundação Cultural e a Praça Nereu Ramos serão pontos de troca de figurinhas. Se, ao final do ano letivo, ainda houver crianças que não completaram o álbum, os colégios poderão enviar uma relação à Fundação para que sejam organizadas trocas complementares”, esclareceu Cristiane.

Sugestões de ações para conquistar mais figurinhas:

Doação de alimentos:
• Escolas particulares podem arrecadar um quilo de alimento por estudante, que será destinado à Cruz Vermelha de Criciúma.

Arrecadação de tampinhas de garrafas PET:
• 30 tampas por turma para reciclagem.

Arrecadação de lacres de latinhas de alumínio:
• 30 lacres por turma para reciclagem e reaproveitamento.

Presença escolar:
• A escola pode estimular e avaliar a participação e a assiduidade dos estudantes.

Doação de sangue no Hemosc:
• Os adultos podem realizar a doação. Cada doador garante um pacote de figurinhas para a escola.

Fonte:  Prefeitura Criciúma/Luis Carvalho

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top