
A II Semana de Consciência Negra de Tubarão, que neste ano tem como tema “Conexões Afro-Brasileiras”, ocorrerá entre segunda e quinta-feira (17 e 20). A programação acontece em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão e a Fundação de Cultura. A ação é promovida pelo Setorial Afro-Brasileira de Tubarão e a Associação de Resistência Ancestral (ARA).
“A Semana da Consciência Negra é mais do que uma celebração cultural, é um momento de reflexão, reconhecimento e valorização das raízes que formam nossa identidade como povo. Apoiar essa programação é um dever e uma honra para a Fundação de Cultura, pois acreditamos que a cultura é o caminho mais poderoso para promover o respeito, a igualdade e o fortalecimento da ancestralidade em nosso município”, afirma o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Alyson Oliveira.
A cerimônia de abertura ocorre às 19h30 desta segunda-feira (17), com uma apresentação musical com Miro Victalvino. O destaque da noite será o desfile “Raiz que Coroa, Estética Afro em Movimento”, organizado por Aline Helena Martins e Kelvin Possidônio, valorizando a beleza e a potência da moda afro-brasileira. A programação também contará com a exposição “África Oriental, Terra, Povo e Vida Selvagem”, do fotógrafo José Warmuth, além da exposição e venda de livros com Noemi Balbino.
Já a noite de terça-feira (18), inicia às 19h30 com apresentações musicais de Heleninha Freitas e Iasmin Costa. Em seguida, o Mestre Pé de Moleque e estudantes da EMEB Faustina da Luz Patrício farão uma apresentação de capoeira. O público também poderá apreciar a gastronomia Afro-Brasileira com o Artesano Ateliê, além de conferir a exposição de livros de Noemi Balbino e a exposição fotográfica de José Warmuth.
Dedicado ao tema da educação e da memória, a programação começa às 19h30 na quarta-feira (19), com o espetáculo “Sementes” do grupo Encantados Contadores de Histórias. Às 20 horas, ocorre a roda de conversa “Desafios da Educação Antirracista” com Aleida Corrêa, Josiane Anacleto e Janaina Eufrásio para discutir caminhos e ações efetivas para um ambiente escolar mais justo e inclusivo.
Na quinta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, o encerramento da semana será marcado por um grande espetáculo musical às 14 horas com o grupo Cavaquinho de Ouro. A exposição “África Oriental, Terra, Povo e Vida Selvagem” estará aberta para visitação.












