Os novos resultados dos indicadores de transparência avaliados pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) foram apresentados esta semana. Segundo o levantamento do Radar da Transparência Pública, Orleans registrou um avanço de quase 70% no Índice Total de Transparência entre 2024 e 2025.
De acordo com o relatório, o Índice Total de Transparência aumentou de 36,97% em 2024 para 62,32% em 2025, representando crescimento de 68,57%. Nos Critérios Essenciais a nota passou de 36,36% para 84,85% no mesmo período, um salto de 133,47%.
“Isso é gestão com eficiência e a aplicação dos recursos públicos com transparência. E esse resultado só foi possível pelo empenho de cada servidor, de nossos secretários e também dos vereadores da situação que nos apoiam e estão dando sustentação ao governo”, afirma o prefeito Fernando Cruzetta.
O Radar da Transparência Pública, ferramenta utilizada pelo TCE/SC, analisa a qualidade, a clareza e a atualização das informações disponibilizadas pelos municípios, considerando itens como receitas, despesas, contratos, atos oficiais e dados de pessoal.
“Esse resultado mostra que estamos construindo um governo aberto, responsável e comprometido com a população. Transparência não é apenas cumprir uma exigência legal, é garantir que cada cidadão possa acompanhar com clareza onde os recursos estão sendo aplicados”, pontua a vice-prefeita Leonete Librelato.
Os dados completos estão disponíveis no Programa Nacional de Transparência Pública, por meio do Radar da Transparência, que pode ser acessado por este link.














