Na sexta-feira (09), as temperaturas diminuem em relação ao dia anterior. A partir da tarde até o final do dia, aumentam as condições para temporais e rajadas de vento significativas em todo o estado, em função do calor, da umidade e da intensificação e aproximação de um sistema de baixa pressão sobre a Argentina, que se desloca gradualmente em direção à região Sul do Brasil, trazendo risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica.
Temperaturas
As mínimas variam entre 15°C e 19°C nos Planaltos, no Meio-Oeste e nas regiões serranas, e entre 20°C e 23°C no Oeste e no Litoral. Durante a tarde, as temperaturas se elevam, com máximas em torno de 30°C no Grande Oeste e alguns pontuais de 35°C, enquanto nas demais regiões os valores ficam entre 25°C e 30°C.


Ventos: sudeste anordeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.
Sistema predominante: calor e umidade alta associada a um cavado e formação de uma nova frente fria.
Sábado (10), o tempo será com condições de chuva desde a madrugada no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, no restante do Estado, teremos sol com aumento de nuvens acompanhado com pancadas de chuva com trovoadas e risco de temporais localizados a partir da tarde. As temperaturas ficam em alta, com máximas de 30°C a 32°C, e ventos de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.
Fontes: Defesa Civil – SC/Epagri-Ciram













