Giro Político – Edinho Bez MDB traz nome novo para Tubarão e SC para as eleições 2026

O clima esquentou nos bastidores do MDB de Tubarão nas últimas 24 horas. O que parecia ser um anúncio estratégico de uma das maiores lideranças históricas e atuante do partido em Tubarão e região, o ex-deputado federal Edinho Bez, transformou-se em mais um embate interno no diretório municipal, hoje presidido por Rodrigo Pavei.

Ontem segunda-feira (16), Edinho Bez utilizou os microfones da Rádio Litoral para lançar a pré-candidatura de sua filha, a advogada Leatrice Bez, à Assembleia Legislativa (Alesc). Com o tom firme de “ninguém vai segurar”, Edinho defendeu que o nome já estaria fechado e que a região precisava retomar o protagonismo técnico na política estadual.

A resposta veio rápida em poucas horas e de forma contundente. Por meio de uma Carta Aberta, o presidente municipal, Rodrigo Pavei, no sentido de desmentir a existência de um acordo em torno do nome de Leatrice. Segundo o documento, o anúncio foi uma “decisão unilateral” e não passou pelo crivo da Executiva ou do Diretório.

Segunda a carta emitida por Pavei, o partido afirma que o presidente estadual, Carlos Chiodini, delegou à região a prerrogativa de definir as candidaturas.
O diretório ainda sustenta que os únicos pré-candidatos oficiais da Amurel são Jorge Koch (Estadual) e João Marcelo Fretta Zappelini (Federal).

Para alguns emedebistas tubaronense e dá região, a nota classifica a atitude de Edinho, é vista como um desrespeito as articulações internas e o trabalho do partido em Tubarão.

A manifestação de Pavei, que conta com o aval de nomes como o deputado estadual Volnei Weber de São Ludgero, deixa claro que o MDB de Tubarão não pretende ceder a pressões individuais, mesmo vindo de figuras de peso como Edinho Bez. Ao chamar o episódio de “mau-entendido”, a sigla tenta manter a porta aberta para a reconciliação, mas marca território: o projeto para 2026 na Amurel já tem nomes escolhidos.

Agora fontes ligadas ao partido indicam que a movimentação de Edinho foi vista como um resgate politico local, e causa um uma sensação muito positiva para toda região com avinda de Leatrice Bez, enquanto alguns membros do diretório neste momento prefere manter a estratégia de coalizão regional em torno de Jorge Koch.

Mas um fato não se pode negar: o ex-deputado Edinho Bez possui uma força muito expressiva fora e dentro do MDB. Bez foi um dos deputados federais mais atuantes na região e em Tubarão. Com certeza, essa possibilidade da vinda da filha vir a disputar uma vaga na ALESC deixa uma parte muito significativa dos emedebistas de Tubarão eufóricos por ter um representante tubaronense na disputa das eleições de 2026. Que, por sinal, com a saída do prefeito Estener Soratto Junior (PL) do cenário estadual, deixou os tubaronenses desfalcados na Assembleia Legislativa do estado.

Fotos/Intagram

Para muitos, essa é a chance que o MDB de Tubarão tem de voltar a ter um nome da cidade azul para disputar as eleições deste ano, com uma real chance de ter mais um de representante a nível de estado. Pra finalizar, quem não gostaria de contar com um Edinho Bez como seu principal apoiador em uma campanha eleitoral? É, pelo jeito, mais uma peleia política movimenta o histórico MDB de Tubarão.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top