Que Tubarão está com uma iluminação diferenciada neste Natal, todos já sabem, mas o que vem ganhando destaque no município nos últimos meses é a protocolar, a qual tem gestão e manutenção de responsabilidade da equipe da Contribuição para Custeio da Iluminação Públicas (Cosip). Apesar das chuvas acima da média no mês de novembro, o órgão apresentou crescimento significativo no último bimestre, de 27% no número de atendimentos. No total, foram 564 no último mês, e 442 em outubro.
A economia também já reflete aos cofres da municipalidade e chegam à casa dos R$ 75 mil. “Quando assumi a Cosip, defini, com o prefeito Jairo Cascaes, o compromisso de buscar alternativas para atender, da melhor forma possível e no menor espaço de tempo, as solicitações feitas via protocolo”, planejou o gerente do órgão, Dionísio de Quadros.
A Cosip também busca melhorias e economia na iluminação com a substituição do sistema por lâmpadas de LED. Várias praças já foram revitalizadas, iluminadas e outras estão no cronograma. “Na região da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), estamos com 90% da iluminação em LED; na região da Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel), 23,94%; na área atendida pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), 34,61%, e, na abrangência da Cooperativa de Eletrificação Anita Garibaldi (Cergal), aproximadamente 40%”, elenca Quadros.
Segundo o gerente, a meta não é só a iluminação, mas também mira economia para o município e, consequentemente, aos consumidores. Um trabalho de atualização do sistema Geoip (base de cobrança da Celesc), feito por meio de vistoria em campo da rede cadastrada, aponta uma contenção de quase R$ 75 mil ao ano do erário.