Atleta de Pedras Grandes busca top 5 nacional do trail running

Operadora de máquina em uma indústria farmacêutica, filha de agricultores e mãe de dois filhos, Juliana Stolarski Uavnizack, 37 anos, de Pedras Grandes, encontra tempo para se dedicar ao esporte. Atleta amadora desde 2019, atualmente ocupa a 12ª posição no ranking nacional, conforme a classificação do International Trail Running Association (Itra), encerrando o ano de 2023 como a 6ª colocada na National League Brazil.

“O principal objetivo do meu calendário de provas no primeiro semestre é o Campeonato Brasileiro de Sky Running, que acontecerá de 8 a 10 de março na Serra do Caparaó, em Minas Gerais. Os custos envolvidos nas principais provas do circuito brasileiro são elevados, especialmente porque ocorrem principalmente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Portanto, o apoio da Prefeitura é fundamental neste momento”, conta Juliana, que enfrenta outro grande desafio: estabelecer parcerias para o restante da temporada de 2024.

O prefeito Agnaldo Filippi já se prontificou a ajudar a atleta a representar o município nesta prova, onde os três primeiros colocados de cada categoria comporão a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano e Mundial.

A atleta pedras-grandense acumula participações em provas importantes, como a Mons Ultra Trail – Nova Trento, onde foi campeã dos 85 km, X-Treme Trail Run – Gramado, onde foi vice-campeã dos 25 km, e vice-campeã dos 50 km no Audax Ninhos das Águias – Nova Petrópolis. Além disso, é tri campeã dos 80 km solo da Rota da Baleia International Trail Run – Garopaba, campeã do Indomit Trail Marathon – Bombinhas, campeã do 25° Revezamento Volta a Ilha – Florianópolis e campeã da Rio do Rastro Marathon, entre outras provas.

Juliana revela que seu objetivo é figurar no Top 5 do ranking brasileiro pelo Itra. “Também quero participar e pontuar nas principais provas de Trail Running nacional e buscar uma convocação para as Seleções Brasileiras de Trail Running e Sky Running”, destaca a atleta.

Sobre as modalidades, Juliana explica: “O trail running e o sky running são duas modalidades de corrida que ocorrem em ambientes naturais, mas têm algumas diferenças distintas: terreno e elevação. O trail running é uma corrida que acontece em trilhas, caminhos e terrenos variados, muitas vezes em ambientes montanhosos, mas nem sempre envolvendo altitudes extremas. Já o sky running é uma modalidade de corrida de montanha que se concentra em altitudes elevadas, normalmente acima de 2.000 metros, onde os corredores enfrentam terrenos extremamente técnicos e íngremes.”

Para alcançar seus objetivos, a atleta mantém uma rotina de treinos, chegando a correr mais de 120 quilômetros por semana. Ela intercala treinos específicos de força, mobilidade e velocidade em terrenos acidentados, trilhas técnicas e subidas íngremes, além de realizar sessões de reforço muscular.

Seu treinador, o tubaronense Felipe Costa da Silva, que representou a Seleção Brasileira em seis Campeonatos Mundiais, é recordista brasileiro e Campeão Sul-Americano nos 100 km. Ele alcançou a 13ª posição no Mundial 100 km em Berlin/2022 e foi o 3º colocado no Campeonato Sul-Americano de Sky Running 2023.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top