Para melhorar e agilizar o atendimento dos moradores de Capivari de Baixo as cotas mensais de exames laboratoriais aumentaram significativamente nos primeiros dias de 2024. A demanda no município é alta, porém a quantidade de exames era insuficiente para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Por meio de uma organização e estratégia da Secretaria de Saúde do município, as cotas mensais de exames laboratoriais aumentaram para benefício da população. “Esta estratégia foi baseada nas necessidades de saúde dos moradores do município, de acordo com a estratificação dos riscos, de implementar e avaliar as intervenções de saúde relativas aos usuários e de prover o cuidado para os pacientes”, explica o secretário de Saúde, Plínio Vieira.
O secretário acrescenta que antes do pedido de determinados exames, alguns requisitos são necessários para essa análise, como, por exemplo, a construção de uma rede clínica articulada, a definição de protocolos e critérios de escolha, consulta a outros profissionais da saúde e uso da medicina baseada em evidências clínicas. Em Capivari de Baixo três laboratórios são credenciados para a coleta.
Uma das grandes preocupações da atual gestão é a quantidade de exames para atender a demanda. Por isso, a oferta teve um aumento de acordo com as necessidades da população. Os exames são divididos em cotas para cada Unidade Básica de Saúde, de acordo com o número de habitantes cadastrados na unidade. Para ter acesso a estes exames, os pacientes precisam passar por consulta médica em suas UBS.