Área de risco: Após 5 anos de estudo preocupante, orientações iniciam com moradores

O trabalho de orientação a moradores de áreas de risco identificadas no fim de 2018 em um levantamento técnico realizado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), foi iniciado nesta terça-feira (27), pela prefeitura de Tubarão, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

O objetivo é levar informações relevantes e estratégicas de prevenção para os moradores dessas áreas, buscando mitigar os riscos e preparar a comunidade para lidar com eventuais situações de emergência. As primeiras orientações foram repassadas a moradores de áreas de risco no bairros São Martinho e São João – margem esquerda.

Neste levantamento, foram identificadas 54 áreas com risco alto ou muito alto para ocorrências de deslizamentos de terra, desbarrancamentos, inundações e alagamentos. Este estudo, fundamental para o planejamento urbano e a segurança dos moradores, representou um importante marco na gestão de riscos ambientais na região.

As iniciativas da Defesa Civil nessa ação incluem a educação da população sobre como agir antes, durante e após eventos climáticos extremos, a importância da evacuação segura quando necessário e a implementação de medidas estruturais e não estruturais para reduzir os riscos.

“A iniciativa da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Tubarão é um exemplo de como a prevenção e o planejamento são fundamentais para a gestão de desastres. Ao se antecipar aos riscos, a cidade se esforça para garantir a segurança de seus habitantes, destacando a importância da colaboração entre os órgãos governamentais e a comunidade para enfrentar os desafios impostos por fenômenos naturais adversos”, elenca o secretário da Pasta, Diego Goulart.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top