A contagem é regressiva para o início das festividades em comemoração ao aniversário de Nossa Senhora da Piedade, celebrado há mais de 200 anos. Além de exaltar o dia da padroeira, o acontecimento busca se tornar cada vez mais um evento de evangelização. É no que acredita o pároco da Catedral, Padre Eduardo Rocha.
Considerada uma das festividades mais antigas da história de Tubarão, a intenção é tornar a estrutura cada vez maior. Padre Eduardo conta que não recorda se houve em algum momento da história um evento desta magnitude. “Ao menos não me recordo de uma comemoração em que houvesse apresentação nacional”, comenta.
O pároco relembra que anteriormente eram realizadas apenas missas, jantares, mas não com a proporção que a comemoração deste ano. “Queríamos dar mais expressão a esta devoção que faz parte da história e que se confunde com a historia da cidade. Além disso, Rosa de Saron é uma banda conhecida por muitos e está em turnê de 35 anos da banda”, detalha.
Por isso, a Catedral de Tubarão prepara o que é considerado umas das maiores edições do evento até então. Não há como precisar um numero exato de pessoas por se tratar de um evento aberto ao púbico e sem bilheteria, porém a expectativa é atrair, entre os dias 12 e 17 de setembro, uma multidão de fiéis e devotos de Nossa Senhora da Piedade.
Com celebrações especiais, apresentações musicais e atrações para toda a família, a grande expectativa está para a noite de sábado (16), que contará com a apresentação da banda nacional de rock católico.
Padre Eduardo explica que o desejo era tornar a comemoração um pouco maior e mais conhecida, o que está se concretizando. “Também para que os fieis valorizassem ainda mais essa devoção que marca a história de Tubarão. A partir daí vamos avaliar e ver como podemos acertar mais e tornar cada vez mais um evento de evangelização”, comemora.