Amarelo de prosperidade, felicidade e vida. São esses os sentidos que a campanha nacional sobre a prevenção ao suicídio, conhecida como Setembro Amarelo, busca reforçar. Para efetivar a reflexão sobre o tema, a Tubarão Saneamento promoveu nesta quarta-feira (14), uma palestra com os colaboradores.
O encontro, ministrado pelo psicólogo Daniel Cargnin da Silva, destacou sobre a importância da escuta e acolhimento, como identificar sinais e sintomas e a necessidade do cuidado com a saúde mental.
Foram duas palestras, que aconteceram no período matutino e vespertino. A estratégia, segundo o diretor Paulo Eduardo Canalles, é para alcançar o maior número de funcionários. “É um tema que precisamos monitorar o ano todo. E neste mês, é tempo de fortalecimento das ações, a fim de auxiliar a identificar os sintomas e ajudar quem mais precisa. Seja ele um amigo ou um familiar” complementa.
Região Sul tem dados preocupantes sobre suicídio
Em 2022, por dia, 44 pessoas tiraram a vida, o que representa quase 12% de aumento em relação ao ano de 2021, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. E também, conforme o Ministério da Saúde, a região Sul é a que possui a maior taxa de mortalidade de suicídio do país, onde Santa Catarina ocupa o 2º lugar regional.
São dados preocupantes e que demonstram a necessidade da discussão e conscientização, como salienta o diretor da Concessionária, André da Silva Souza. “Um tema que deve ser debatido no trabalho, com os amigos e em casa. Precisamos alertar e falar disso para conseguir ajudar os que precisam e, principalmente, saber orientar para a busca profissional”.