Neste domingo (1º), os lagunenses foram às urnas escolher as novas conselheiras tutelares para o quadriênio 2024/2027. A votação eletrônica ocorreu em cinco pontos, em Progresso, Cabeçuda, Passagem da Barra, Figueira e Bentos.
Ao todo foram nove candidatas para a disputa, cinco eleitas e quatro suplentes. A candidata Angela Novi Antunes desistiu do pleito. A apuração ocorreu no auditório da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Os profissionais escolhidos vão atuar na defesa dos direitos e proteção das crianças e adolescentes pelos próximos quatro anos.
Foram computados 5.198 votos. De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) a posse das titulares deve ser divulgada em breve. Confira quem são as novas conselheiras titulares:
1ª titular – Michely Martins Ribeiro – 1.098 votos
2ª titular – Dayane Adriano Prates – 797 votos
3ª titular – Rafaela de Oliveira Vargas – 699 votos
4ª titular – Laís Juvêncio de Oliveira – 663 votos
5ª titular – Cláudia Netto Lopes da Silva – 604 votos
Já as suplentes. do sexto ao nono mais votados, são: 1ª Adriana de Amorim Luiz com 531 votos; 2ª Manuela Barreto Figueiredo de Camargo com 330 votos; 3ª Silvana Agostinho Medeiros Adriano com 318 votos; e a 4ª Maria Terezinha Bitencourt de Medeiros com 154 votos.
Cabe ao conselheiro tutelar o atendimento a crianças e adolescentes que têm seus direitos ameaçados ou violados por pais, responsáveis, pela sociedade ou mesmo pelo Estado. Entre suas atribuições está encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal.
É também compromisso do conselheiro tutelar fazer os atendimentos iniciais, reconhecer o problema e, posteriormente, encaminha a situação para a rede de atendimento do município, composta pelos serviços de assistência social, saúde, educação, entre outros.
Fonte: Pref. Laguna