Fiscais do Imetro-SC recebem capacitação para fiscalização de fios e cabos elétricos

Fiscais da área da Qualidade do Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) participaram do treinamento sobre tecnologias para a fiscalização de fraudes em fios e cabos elétricos. O curso, realizado na Regional de Tubarão, contou com a participação de profissionais de todas as regionais e da sede.

O presidente do Imetro, Alexandre Soratto, alerta que as fraudes vêm ocorrendo tanto no diâmetro, quanto na composição dos produtos. “A mistura de outros metais ao cobre é algo muito perigoso, pois pode causar superaquecimento na fiação, podendo chegar a curto circuitos e até incêndios. Capacitações como está são fundamentais para manter a competência de nossos fiscais”, explica.

O curso foi oferecido pelo Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminados de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo, Sindicel, representado pelo advogado Ricardo Penteado e pela Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos, Qualifio, representada pelo engenheiro elétrico Matheus Jorge.

Normas

fiscalização de fios e cabos elétricos

Fios e cabos que são utilizados em instalações elétricas devem estar de acordo com as normas do Inmetro. E um dos requisitos é que o condutor elétrico deve ter a quantidade de cobre ideal para que a condução de energia seja feita da maneira segura. Caso o condutor elétrico possua menos cobre do que o indicado, além de conduzir menos energia, ele também causará perdas com o gasto excessivo de eletricidade e acidentes.

Os condutores elétricos certificados devem ter obrigatoriamente o selo Inmetro em sua embalagem, bem como a respectiva identificação do órgão certificador do produto – OCP, que deve ter as características especificadas nas normas da ABNT vigentes do produto.

Doação

Assinatura Termo de Doação
Assinatura Termo de Doação

Na oportunidade, o presidente do Imetro, Alexandre Soratto e o diretor de Fiscalização e Qualidade, Maurício Nazário, receberam do Sindicel a doação de um microhmímetro digital, aparelho que mede a resistência elétrica de fios e cabos elétricos. “É um instrumento que vai nos garantir a qualidade e precisão nos resultados de medição e será muito importante para agilidade do trabalho dos fiscais em campo”, salienta o diretor de fiscalização da qualidade do Imetro, Maurício Nazário.

Fonte: Agência Brasil

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top