Depois do eclipse solar do último sábado (14), o mês de outubro ainda vai contar com outro fenômeno, dessa vez um eclipse lunar, no dia 28. Entretanto, ele praticamente não será visível no Brasil.
O eclipse parcial da Lua será de baixa intensidade, dessa forma, pode ser difícil perceber alguma diferença de tonalidade da Lua. O quarto e último eclipse de 2023 será lunar parcial. As regiões de possível visibilidade abrangem o leste da América do Norte, uma pequena porção do nordeste da América do Sul, Europa, África, Ásia e partes da Austrália.
De acordo com o guia astronômico InTheSky.org, a ocorrência do eclipse se dará aproximadamente entre 16h30 e 17h50. Use o aplicativo Sky Tonight para encontrar a localização do eclipse no céu acima de você.
Eclipse parcial da Lua
Um eclipse lunar ocorre quando Sol, Terra e Lua estão alinhados no espaço. Nesse momento, a Lua passa pela sombra da Terra e por isso tem sua superfície, ou parte dela, escurecida por essa sombra.
Neste caso, o eclipse será parcial e no máximo 6% da superfície da Lua estará coberta pela umbra da Terra. Isso significa que apenas uma pequena porção da Lua estará em completa escuridão durante este eclipse lunar parcial.
Fonte: Olhar digital