A cidade de Capivari de Baixo, no Sul de Santa Catarina, será sede da World Footvolley em 2023, mundial da modalidade, entre os dias 20 e 22 de outubro. A partir desta sexta-feira, o Parque Diamante +Energia, reconhecido espaço de lazer e esporte do município, vai receber uma das etapas da Liga Mundial de Futevôlei 2023.O evento terá a participação de atletas profissionais de 6 países.
“Estamos prontas para defender nosso título mais uma vez e torcemos para que a chegada da World Footvolley a região Sul ajude a inspirar novas craques que estarão em nosso lugar no futuro”, declara Natália Guitler, campeã do Mundial de Futevôlei – São Paulo 2022.
No torneio masculino, as equipes representantes serão do Brasil, Israel, Espanha, Argentina e Estados Unidos. No feminino, as seleções serão compostas por jogadoras do Brasil, Israel, Espanha, Argentina e Áustria. As equipes são divididas em dois grupos, cada um com quatro times. As duas mais bem colocadas de cada grupo avançam para as semifinais para a disputa por vaga na grande decisão que vai agitar a superestrutura montada especialmente no Parque Diamante +Energia.
“Estamos ansiosos para a etapa de Capivari de Baixo do World Footvolley de Futevôlei. A modalidade é uma das que mais cresce no país e vem ganhando força com atletas profissionais e amadores. Com certeza, será um festival esportivo de grande porte, em um local especial, com o Parque Diamante +Energia entregando uma estrutura incrível para os jogos”, comenta Luccas Lima, diretor do Instituto Life, entidade realizadora do evento.
As partidas do torneio acontecerão ao longo de três dias, com a abertura em 20 de outubro (sexta-feira) e encerramento no dia 22 (domingo). Nos dois primeiros dias, serão realizados os jogos das fases de grupos. Todas as partidas ocorrem das 14h às 22h. No domingo, as semifinais e finais serão disputadas das 9h às 16h. Todos os jogos serão transmitidos ao vivo por streaming no site www.worldfootvolley.com e as finais pelos canais Sportv.
Além das categorias profissionais, o torneio também contará com competições amadoras, Sub-23 Nacional e Feminino, proporcionando oportunidades para jogadores em diferentes níveis competirem no torneio.
Na sexta-feira (20) antes do início dos jogos oficiais alguns atletas farão demonstrações e brincadeiras com alunos da rede pública da região.
Parque Diamante +Energia:
Todos os jogos do Campeonato Mundial de Futevôlei World Footvolley serão realizados dentro da arena montada no Parque Diamante +Energia, inaugurado em outubro de 2013. Uma década atrás, o parque em Capivari de Baixo foi inaugurado com o objetivo de promover experiências culturais, educacionais, esportivas e sociais, proporcionando momentos de lazer e entretenimento. Além disso, se integra com a preservação ambiental da região.
“O esporte é uma importante ferramenta de formação social. Através do esporte são trabalhados valores como disciplina, empatia, trabalho em equipe e superação. Não se refere somente sobre competições e vitórias, mas também sobre se divertir vivenciando um processo de evolução pessoal”, comenta Luiz Ricardo de Oliveira Beatrice, diretor administrativo-financeiro da Diamante Energia, mantenedora do Parque Diamante +Energia.