Por Barnney Netto
Em uma cidade onde os buracos se multiplicam como cicatrizes em uma história mal contada, o cenário da infraestrutura da prefeitura de Tubarão revela-se como um palco de incompetência, descaso e interesse próprio. E, nesse teatro de problemas e ineficiência, um personagem em destaque é o antigo secretário e vereador Nilton Campos, cuja passagem pela secretaria de infraestrutura deixou marcas profundas e dolorosas na paisagem urbana.
Nilton Campos parece ter usado a secretaria como seu próprio “QG eleitoral”, onde seus interesses políticos eram mais importantes do que a qualidade de vida da população. Seu legado é de algumas gestões a frente desta pasta, carente de planejamento e visão de longo prazo, onde ações imediatistas se sobrepuseram às necessidades reais da cidade.
E, como uma sombra que persiste no palco, o atual secretário de infraestrutura Sgt. Batista, que teve seu nome indicado pelo vereador Nilton Campos, parece continuar a trilhar os mesmos caminhos de seu padrinho politico e antecessor. A falta de iniciativa e ausência de um plano claro, além da inabilidade para implementar mudanças efetivas já começam a causar um certo desconforto dentro do governo tubaronense. O que estaria causando tal desconforto no governo seria a falta de iniciativa do atual secretario. Deixando uma sensação de que o tal vereador estaria ainda com a caneta da infraestrutura. A quem diga que Sargento Batista está simplesmente seguindo ordens de Nilton Campos, ao invés de liderar com sabedoria e autoridade.
Fica a dúvida se Sgt. Batista age com autonomia ou se ele, de alguma forma, presta continência a Nilton Campos, perpetuando um legado de ineficiência e falta de planejamento. A cidade, por sua vez, padece com ruas esburacadas, obras inacabadas e a falta de um futuro claro no que diz respeito à infraestrutura.
É, sem dúvida, está muito próximo o momento que o prefeito Jairo Cascaes terá que analisar essa situação e tomar ações decisivas. Não é aceitável que uma secretaria de tamanho porte permaneça sob a influência de um grupo que demonstrou incompetência em cumprir com suas responsabilidades. A cidade e seus habitantes merecem mais do que buracos e uma visão míope da gestão pública.
É natural que a indignação floresça. Também sabe-se que a voz da população é valiosa. A infraestrutura é uma parte vital do bem-estar de uma cidade, e a necessidade de mudança é urgente. Que esta seja a hora de romper com velhos padrões e promover uma verdadeira transformação nas ruas e avenidas de Tubarão.