Para aliviar o pesado fardo das famílias neste retorno para casa após semanas em abrigos, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) vai conceder um desconto emergencial na fatura dos imóveis afetados pelas enchentes em cidades atendidas pela Companhia. Do total de 159 municípios que emitiram decretos de Situação de Emergência, 100 estão incluídos no desconto por recomendação do governador Jorginho Mello.
O anúncio desta e outras medidas emergenciais foi feito nesta terça-feira (23) durante coletiva do Programa Recupera Santa Catarina, do Governo do Estado. O desconto na fatura de água será realizado com base na média dos últimos seis meses de consumo, de forma a isentar a cobrança do volume excedente utilizado nesse período.
“As pessoas vão ter a possibilidade de usar a água necessária para fazer a limpeza em suas casas sem que esse valor seja considerado”, explica o diretor-presidente da Companhia, Edson Moritz. A redução é significativa quando pensamos que as pessoas precisam utilizar muita água para remover a lama que se acumula nos imóveis após as cheias prolongadas.