Lançamento do projeto ‘Redes do Bem’ busca transformar nylon de redes de pesca em arte

O projeto “Redes do Bem: O Nylon que Mata e Polui sendo transformado em Arte”, iniciou sua apresentação por comunidades pesqueiras de Laguna. O lançamento foi realizado em Campos Verdes, na última semana, aos alunos da escola municipal Comandante Moreira e grupo de mulheres da comunidade.

“O projeto “Redes do Bem” tem por objetivo conscientizar o pescador e as comunidades em geral para o cuidado com o meio ambiente e o Complexo Lagunar com olhar para o descarte consciente das redes de pesca que servirá como matéria prima para ser transformado em arte”, ressaltou a organizadora do projeto, Denise Pegorara.

Durante o lançamento foi apresentado material educativo com dados da pesca, e uma reportagem sobre a artista plástica e ambientalista Nara Guinchon, que tem como material para a criação de seus trabalhos, as redes de pesca. “Para a próxima etapa do projeto, serão ofertadas oficinas de arte com recursos do Departamento de Pesquisa e Extensão da Udesc de Laguna. Iremos levar o projeto para outras localidades do município”, finalizou Denise.

“O projeto “Redes do Bem” foi criado a partir da identidade que o município de Laguna tem com a cultura pesqueira. A proposta do projeto tem um direcionamento que envolve as questões ambientais de preservação das espécies das nossas lagoas e oceanos, com a ideia de transformar as redes de pesca, que são feitas de material sintético como o plástico, em produtos utilizáveis, promovendo a valorização da cultura local”, destacou Denise.

A inciativa, desenvolvido pela Flama, por meio da assessora de projeto Denise Barreto Pegorara, tem parceria com a Udesc, Epagri e Secretaria Municipal de Pesca (Sepagri). O nylon quando passa pelo processo de reciclagem e transformação de produtos de diversos seguimentos, oferece diversas vantagens, como resistência, rigidez, absorção de água, baixo impacto ambiental, entre outros benefícios. Por isso, em parceria com artesãs e com apoio da Udesc, o projeto buscará transformar esse material em arte.

 

Fonte: Pref. Laguna

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top