O Governo do Estado anunciou a realização de um mutirão da Polícia Científica (PCI) para emissão de carteiras de identidade nos municípios que se encontram em estado de calamidade pública. A ação faz parte do pacote de medidas lançado para ajudar famílias e empreendedores catarinenses impactados pelas recentes chuvas.
Com o auxílio de uma unidade móvel de atendimento, na próxima semana o órgão pericial estará em Taió, Rio do Oeste e Laurentino, além de reforçar sua atuação na unidade de Rio do Sul. Estima-se que as medidas possam atender até 6 mil vítimas das cheias.
Vale ressaltar que é levado em conta que pessoas de outras regiões, atingidas pelos eventos climáticos, também possam ter perdido seus documentos. Por conta disso, a perita-geral Andressa Fronza anunciou que, nos próximos dias, todas as unidades próprias do órgão emitirão o documento gratuitamente e sem agendamento prévio.
Andressa explica que a iniciativa é extremamente importante para disponibilizar a carteira de identidade aos atingidos, sem dificuldades e sem ter que se deslocar para outras cidades nesse momento. A gestora destaca ainda que o documento de identificação é fundamental ao pleno exercício da cidadania, garantindo acesso a direitos e benefícios sociais.
Fonte: Gov. SC