O pedido para a abertura da Comissão Processante (CP) foi acatado pelo Legislativo de Laguna. Com sete votos contra seis, garantiu-se o início das investigações sobre as irregularidades ligadas as licitações na gestão do prefeito Samir Azmi Ibrahim Muhammad Ahmad e o vice Rogério Medeiros. A decisão ocorreu na reunião da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (6).
Os votos a favor da CP foram dos vereadores Kleber Lopes (União), Rhoomening Rodrigues (PSDB), Rodrigo Bento (PL), Patrick Mattos (MDB), Deise Cardoso (MDB) e Gustavo Cypriano (União). Já os contrários foram de Nádia Tasso (União), Luiz Otávio Pereira (União), Eduardo Carneiro (União), Edi Goulart (PSD), Jaleel Farias (PSDB) e Anderson Silveira (PSDB). Por conta do empate, o presidente do legislativo Hirã Ramos (MDB) desempatou com voto a favor da denúncia.
Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) também foi aprovada na reunião. Ela deverá averiguar somente a licitação referente ao kit de higiene bucal, que envolve a Secretaria de Saúde do município. Pelo fato de ter a maioria qualificada, o órgão de investigação foi instituído. Vale ressaltar que caso a votação tivesse conseguido 100% dos votos, o prefeito e vice estariam, automaticamente, afastados do cargo para que as investigações fossem realizadas.