Os alunos e professores da Escola Municipal Naíde Guedert Teixeira produziram, com óleo de cozinha usado e outros itens, sabão ecológico. Durante a produção do material de limpeza, os estudantes receberam orientações sobre cuidados com o meio ambiente, matemática e empreendedorismo.
De acordo com a diretora da escola Dorly Laureth, os alunos ajudaram no preparo dos recipientes, observaram as misturas e foram orientados sobre o processo até o sabão ficar pronto. “Ensinamos sobre os produtos utilizados, e os reutilizados no caso do óleo de cozinha e o sebo, como o porquê é utilizado e a soda e a água fria no processo de fabricação. Fizemos duas receitas de sabão e eles (alunos) foram observando o que acontecia. Após a mistura pronta, colocamos nas formas e deixamos no ambiente fresco”, explica.
Conforme a diretora, no dia seguinte, com o sabão pronto, os alunos foram convidados a desenformar e produzir as barras para serem utilizadas. “Relembramos a receita e os produtos utilizados. Falamos da importância de não jogar o óleo saturado em locais inapropriados, mostramos a relevância da reutilização dos materiais e sobre o empreendedorismo na produção do sabão”, fala Dorly.
Ainda sobre os aprendizados, os alunos foram instruídos sobre matemática, onde puderam fazer contas de soma e subtração enquanto contavam os cubinhos de sabão. “Também trabalhamos com a conscientização sobre o cuidado do meio ambiente. Tudo isso, cumprindo o objetivo 4 dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”, diz a diretora.
Fonte: Pref. Gravatal