Projeto Justiça Eleitoral em Movimento: 260 eleitores ficam em dia, em Morro da Fumaça

Entre quarta e sexta-feira (8 e 10), aproximadamente, 260 pessoas passaram pelo auditório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em Morro da Fumaça, para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. A ação ocorreu por conta do projeto Justiça Eleitoral em Movimento.

“Tivemos um excelente movimento, reforçou que essa mobilização era uma ação necessária. As demandas são diversas, entretanto a procura para a emissão do primeiro título de eleitor e de eleitores que não tem intimidade com a internet, ou que não conseguem se deslocar até Urussanga foram as mais recorrentes”, avalia a Isabel Anacleto Plácido, chefe do Cartório Eleitoral de Urussanga.

Com demanda expressiva nesta sexta-feira, último dia do projeto na cidade, diversos eleitores formaram fila à espera de atendimento. Aline de Souza da Silva, moradora da localidade Linha Frasson, aproveitou a oportunidade para fazer a biometria e auxiliar a filha. “A Heloisa precisava fazer o primeiro título, então aproveitei a oportunidade para resolver as duas coisas. Se deixasse para ir até Urussanga teria que faltar serviço, assim foi bem mais prático”, compartilha a costureira.

Atualmente, após mudança recente na legislação, os adolescentes que têm 15 anos completos, já podem fazer o título e estarem aptos a votar a partir dos 16 anos. Gabriela Rodrigues Boaventura foi uma dos diversos jovens que buscaram o projeto para emitir o título de eleitor e para garantir tudo resolvido para poder votar pela primeira vez em 2024. “Minha mãe orientou a vir, porque aqui é bem mais perto. Já estou com 16 anos, precisava fazer o título. Agora estou na expectativa de viver a experiência de votar”, comemora.

A ideia de viabilizar o atendimento volante em cidades de menor porte, que não possuem cartório eleitoral, é uma iniciativa da Justiça Eleitoral com o intuito de facilitar o acesso da população a determinados serviços: emissão do primeiro título, transferência e revisão. O projeto envolve uma grande logística a nível estadual. Para a ação ser executada, as zonas eleitorais dependem do envio de servidores e equipamentos que pertencem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Estamos muito satisfeitos com o número de atendimentos realizados, essa mobilização atemporal vai reduzir filas e sobrecarga de trabalho no mês de maio, na reta final, às vésperas do início do período eleitoral. Se houver a possibilidade de fazermos uma segunda edição da mobilização em Morro da Fumaça, sem comprometer o andamento do cronograma estadual, estaremos voltando ao município antes do término do período previsto para regularizações”, detalha a chefe de cartório.

Isabel informa ainda, que eleitores que já fizeram a biometria podem resolver inúmeras situações através do site do TRE. Aqueles que não possuem biometria podem buscar o cartório eleitoral para resolver eventuais pendências. Para os eleitores de Morro da Fumaça, a 34ª Zona Eleitoral de Santa Catarina – comarca de Urussanga é o cartório de referência. O atendimento no local acontece mediante agendamento das 12 às 18 horas. Estar em débito com a Justiça Eleitoral pode resultar no bloqueio do CPF o que acarretará em diversos entraves burocráticos ao cidadão. Para agendar atendimento no cartório de Urussanga o eleitor deve ligar para 0800 647 3888.

 

Fonte: Pref. Morro da Fumaça

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top