Na sessão da câmara dos vereadores de Laguna, que aconteceu nesta terça-feira (14), foi apresentado mais um pedido de abertura da CPI. Dessa vez os fiscalizadores eleitos precisam investigar uma possível fraude na licitação do estacionamento rotativo. A gestão municipal tem muito a esclarecer nos três procedimentos abertos nas últimas semanas.
O pedido de abertura da CPI do Estacionamento Rotativo foi assinado por todos os vereadores presentes. Era difícil esperar outro cenário, afinal, a denúncia que chegou aos vereadores é muito séria. Traz fortes indícios de que o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Natanael Wisintainer, combinava o edital com um representante da empresa vencedora.
Imagine cidadão, o Prefeito da sua cidade cria uma Secretaria para alocar um amigo de longa data. Tal Secretaria se revela extremamente ineficiente quando analisamos os resultados da gestão. Afinal, em Laguna, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico nunca apresentou um estudo ou projeto relevante.
Aliás, parece que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, capitaneada por Natanael, faz questão de fraudar licitações. Na denúncia sobre o estacionamento rotativo existem prints de uma conversa entre Natanael e o representante da empresa vencedora da licitação.
Na conversa é fácil perceber que a empresa entregou à Prefeitura todo o Edital e também o Projeto de Lei apresentado pela Prefeitura, que virou a Lei 2.303/22. Repare na imagem a seguir, que contém o trecho do documento encaminhado pelo representante a Natanael, trata-se de um ajuste que deve ser feito no Termo de Referência do Edital. No segundo ponto há menção de que todos os estudos e levantamentos foram realizados pelo Município, o que não parece ser verdade, pois todo o Edital foi elaborado pela empresa vencedora.
Agora, repare no trecho publicado pela Prefeitura. É quase o mesmo, com exceção da correção da palavra “frustradas”.
Nas mensagens trocadas é possível perceber que o edital foi encaminhado pelo representante da empresa a Natanael. Além disso, num determinado momento a empresa pede para alterar outros pontos no Termo de Referência, onde Natanael confirma a jogada. Leitor, para você ter uma ideia, segue esse print onde evidencia a conversa entre o Secretário e alguém ligado a empresa sobre o ajuste do edital de licitação.
Complicado né? Para encerrar, é bom lembrar que Natanael e o Prefeito de Laguna são amigos e já presidiram o Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Laguna há quase uma década. Não sei quais foram (ou se existiram) falcatruas dessa dupla naquele período, mas à frente do Executivo de Laguna percebemos uma gestão fraudulenta e o pior resultado econômico na história da nossa terra amada.