Obra de R$ 1,6 milhão levará qualidade de energia elétrica ao Ribeirão Pequeno

Gerente regional da Celesc, Giocondo Tasso, detalha gráficos de investimentos realizados neste ano pela estatal na Amurel, e aponta previsão promissora de injeção de milhões de reais em projetos já para o próximo semestre nos 18 municípios da Amurel. Foto: Rafael Andrade/Sul SC

O Distrito de Ribeirão Pequeno, em Laguna, que compreende as comunidades da Madre, Ribeirão Grande, Parobé, Figueira, Morro Grande e Bananal (cerca de 22 quilômetros de estrada geral que liga as localidades), passará por uma reestruturação em rede elétrica, datada da década de 1980, e que, portanto, apresenta algumas inconsistências esporádicas.

Visando este desenvolvimento no setor, o chefe regional das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) na Amurel, Giocondo Tasso, adianta que um investimento de cerca de R$ 1,6 milhão está previsto no Distrito. Serão 10,5 quilômetros de instalação de equipamentos modernos (cabos compactos cobertos). “Este projeto já está aprovado para a região. Será uma grande obra e necessária às comunidades que ali cresceram nas últimas décadas. Este era um dos pontos de maior vulnerabilidade na rede em Laguna – com maior incidência de desligamento no município – e, com esta mudança, vamos poder oferecer ainda mais qualidade de energia elétrica na cidade. Os trabalhos serão efetuados de fevereiro a maio de 2024, conforme cronograma já estabelecido pelo nosso escritório regional”, agenda Giocondo.

Tasso recorda que a atual rede data da década quando a então Cooperativa de Energia Rural de Laguna ainda gerenciava o Distrito, portando muito defasada. “Cheguei a atuar nesta cooperativa e conheço bem esta região. É uma grande obra necessária e merecida pelos moradores”, emenda Tasso.

O gerente regional da Celesc ainda destaca o trabalho recente realizado na região do Farol de Santa Marta, também em Laguna, onde cabos de cobres, que constantemente eram furtados por usuários de entorpecentes, foram substituídos por cabeamento de alumínio revestido por aço. “Somente com esta ação, reduzimos os desligamentos recorrentes após os furtos, além de economizar com a instalação de novos cabos de cobre. São ações assim, planejadas e eficientes que conseguimos avançar ainda mais na qualidade do serviço prestado pela Celesc na Amurel. A Regional da estatal tem sede em Tubarão e compreende uma área de 18 municípios.

Vista parcial do histórico Distrito de Ribeirão Pequeno. Foto: Facebook Ribeirão Pequeno/Sul SC

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top