Aprovado PL que garante óculos gratuitos à parte da população de CB

Medida visa oferecer consultas com oftalmologistas e distribuição gratuita de óculos a estudantes e idosos do município. Foto: Mariane Lidorio/CMCB/Sul SC

Mais um importante projeto de lei foi aprovado pela Câmara de Capivari de Baixo, durante a sessão ordinária da noite desta segunda-feira (27), por maioria simples, o PL nº 43/2023, de autoria do Executivo, referente à implementação do Programa “Além da Visão” na cidade. A proposta é oferecer exames oftalmológicos e doação de óculos para alunos das escolas da rede pública e idosos.

Conforme dados apresentados pela prefeitura, a falta de visão surge como a terceira causa mais frequente de problemas de saúde na escola. A quase totalidade das crianças brasileiras em idade escolar nunca passaram por exames oftalmológicos, sendo que menos de 10% dos menores que iniciam sua vida estudantil receberam este diagnóstico previamente.

Já, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, mais de 35 milhões de pessoas, aproximadamente 19% da população, sendo pessoas de todas as classes sociais, possuem alguma deficiência visual. Desta forma, segundo a propositura apresentada, entre os requisitos para participar do programa Além da Visão estão: alunos entre seis e 15 anos, cuja família se encontre em situação de risco, classificada como baixa renda ou cadastrada no CadÚnico, ou que a renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos; estar matriculado na rede de ensino municipal ou estadual de Capivari de Baixo; e idosos.

Por meio do Programa Além da Visão será oferecido a triagem, acuidade visual e anamnese primária; consulta com médico oftalmológico ou optométrico, quando constatada a necessidade; emissão de receituário; escolha da armação do óculos, que serão padronizados; retirada do mesmo, em conformidade com a necessidade do aluno ou idosos, realizando ajustes finais se necessário; e o acompanhamento da evolução do tratamento.

Para garantir o benefício, a criança, adolescente ou idoso deverá ser submetido a consultas e exames oftalmológicos realizados na rede municipal de saúde de Capivari de Baixo; ou por um profissional contratado para execução do programa. A coordenação e gestão deste projeto serão realizadas pelas secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Turismo e Desenvolvimento Social.

Falta agora somente a sanção da prefeita Márcia Roberg Cargnin, o que deverá ocorrer ainda nesta semana.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top