Se é história linda, precisa estar no Sul SC! É um enredo da vida real sobre como surgem as amizades, além de exaltar superação e fé entre a auxiliar de copa do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, um paciente de 36 anos e sua mãe, Valdelice Ferraz de Souza, maranhense já com seis décadas de vida.
Tudo começou durante a entrega de uma refeição na UTI da unidade de saúde, a maior do Estado em número de leitos, onde Valdelice acompanha seu filho, Marcio Souza. “Ao encontrá-la, perguntei se ela ficaria para o café da tarde, e ela respondeu incerta. Sugeri que fosse descansar na casa do filho, momento em que ela desabafou sobre não ter onde ficar”, disse a auxiliar de Copa. Valdelice saiu de São Luís, no Maranhão, e veio para Tubarão há três meses, para acompanhar o tratamento do filho. Uma viagem feita com a ajuda financeira de vizinhos e amigos e sem previsão de retorno.
Ela conta que foi bem recebida pelas pessoas, mas não tinha ideia de como seriam seus dias, até que encontrou a funcionária do HNSC. “O primeiro passo foi acolhê-la. Liguei para minha família e avisei que receberiam uma visita. A partir daí, ela passou a ficar hospedada na minha casa e acompanhar o filho todos os dias durante a internação. Imaginei uma mãe atravessando o país em um ônibus. Tocou-me porque eu também tenho mãe e filhos. Todo mundo tem condições de ajudar o próximo dentro de suas possibilidades”, fala a profissional em meio às lágrimas.
Além das doações de alimentos, roupas e outros objetos, Valdelice levará consigo a esperança e a gratidão: “Muitas pessoas me ajudaram. Vim de outro Estado, sem condições e sem conhecer nada. Agradeço muito a todos e a Deus”, conclui a maranhense.