O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, de Laguna, enfrenta dificuldades financeiras. A instituição possuía um convênio com o governo estadual que auxiliava no custeio mensal dos serviços, mas o convênio terminou, em dezembro de 2022, e desde então acumula dívidas que estão afetando o funcionamento e a manutenção dos serviços.
Os representantes do hospital solicitaram aos deputados e ao governo R$ 3,3 milhões para o pagamento das dívidas. A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, afirmou que não poderá ajudar na dívida passada e reforçou que as portas estão abertas para novos projetos.
Já sobre o Hospital Santa Teresinha, de Braço do Norte, a pauta foi as obras de ampliação, que geraram a necessidade de mais recursos. A construção inclui a expansão da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), iniciada em junho de 2022.
O hospital solicitou à Bancada R$ 3,7 milhões para a conclusão das obras, já que houve uma mudança de norma sanitária alterando toda a climatização do projeto, o que acarretou um aumento de 40% no valor total.
A secretária Carmem explicou que a questão das climatizações dos hospitais é um problema de vários hospitais e que é uma medida sanitária que está sendo debatida a nível federal.
“Sabe-se da urgência dos recursos para ambos os hospitais. São situações diferentes que necessitam da nossa atenção. É nosso dever estudar possibilidades para viabilizar recursos em conjunto para um setor que tanto precisa”, destacou o deputado Pepê Collaço, coordenador da Bancada do Sul, que se comprometeu em avaliar possibilidades para viabilizar recursos para os dois hospitais em formatos diferentes.