Situação dos hospitais de Laguna e Braço do Norte são discutidas

Fotos: Vicente Schmitt/Agência AL

O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, de Laguna, enfrenta dificuldades financeiras. A instituição possuía um convênio com o governo estadual que auxiliava no custeio mensal dos serviços, mas o convênio terminou, em dezembro de 2022, e desde então acumula dívidas que estão afetando o funcionamento e a manutenção dos serviços.

Os representantes do hospital solicitaram aos deputados e ao governo R$ 3,3 milhões para o pagamento das dívidas. A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, afirmou que não poderá ajudar na dívida passada e reforçou que as portas estão abertas para novos projetos.

Já sobre o Hospital Santa Teresinha, de Braço do Norte, a pauta foi as obras de ampliação, que geraram a necessidade de mais recursos. A construção inclui a expansão da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), iniciada em junho de 2022.

O hospital solicitou à Bancada R$ 3,7 milhões para a conclusão das obras, já que houve uma mudança de norma sanitária alterando toda a climatização do projeto, o que acarretou um aumento de 40% no valor total.

A secretária Carmem explicou que a questão das climatizações dos hospitais é um problema de vários hospitais e que é uma medida sanitária que está sendo debatida a nível federal.

“Sabe-se da urgência dos recursos para ambos os hospitais. São situações diferentes que necessitam da nossa atenção. É nosso dever estudar possibilidades para viabilizar recursos em conjunto para um setor que tanto precisa”, destacou o deputado Pepê Collaço, coordenador da Bancada do Sul, que se comprometeu em avaliar possibilidades para viabilizar recursos para os dois hospitais em formatos diferentes.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top