
O espalha bolo (parte 2)
Na coluna da última sexta-feira (1º), falei aqui sobre o desconforto político causado por João Marcelo Fretta Zappelini, o Joma, quando o mesmo colocou seu nome como pré-candidato a prefeito em uma reunião do MDB de Tubarão. Pois bem, Joma entrou em contato comigo, pois, segundo ele “se sentiu desconfortável com o conteúdo da coluna, colocando que em momento algum o vereador José Luiz Tancredo se sentiu ofendido” e ele não agiu de forma isolada. Relatou ainda que o próprio Tancredo teria o incentivado à sua pré-candidatura, mas quando perguntei se ele teria, na sequência de seu lançamento como pré-candidato, reunindo-se com Zé Luiz para pedir desculpas pelo efeito. Ele disparou: “Nunca pedi desculpas ao Tancredo nesse sentido”. Mas segundos fontes próximas do vereador é que isso já estava sendo resolvido, pois Joma teria pedido escusas a Tancredo da forma prematura e isolada do acontecido.
Sou um bom nome sim!
Na continuidade da minha conversa com Joma, perguntei se o nome dele estaria no páreo, ainda no MDB, para compor uma chapa à majoritária na Cidade Azul para 2024. ‘Sim, meu nome está à disposição para compor uma chapa com Estêner Soratto Júnior em uma possível aproximação do PL com MDB por aqui”. Pelo jeito, o sobrinho de Eduardo Pinho Moreira está empolgado com a possibilidade, mas uma ala forte emedebista não vê seu nome como uma boa escolha, já que Joma, em 2016, foi candidato a vice – pelo MDB – do tucano Carlos Stüpp, onde foram derrotados por Joares Ponticelli e Caio Tokarski. Pelo jeito, tio Moreira terá que entrar em cena, será?
O articulado Cristiano Lopes
Na recente entrevista concedida ao jornalista Cleber Latrônico, o ex-vereador e atual diretor do porto de Imbituba, Cristiano Lopes, mostrou-se muito bem articulado. Ele afirmou que, embora não tenha se declarado como pré-candidato à prefeitura da Zimba durante este ano, poderá fazê-lo a partir de 2024. Com sua articulação habilidosa e sabedoria, Cristiano certamente figura na lista dos nomes cotados para a próxima eleição. Consciente do não crescimento nas pesquisas de Michel Peninha até o momento, Cristiano começa a se credenciar como um possível postulante ao Executivo. Resta saber se essa pretensão seria dentro do PSD, onde o presidente, Anderson Teixeira, já afirmou que Cristiano seria o nome reserva, ou se Cristiano está articulando sua ida ao PL com o visionário Beto Martins. As coisas estão esquentando dentro do PSD e do PL em Imbituba.
Graciela Ribeiro aparece como grande força do PT para 2024
Na mesma entrevista, Graciela Ribeiro, ex-secretária de Saúde de Imbituba e assessora da brilhante deputada Ana Paula Lima, começa a se credenciar com extrema força para ser a candidata do PT e da esquerda no segundo maior município da Amurel. Seu nome ganha respaldo e credibilidade, especialmente considerando as dificuldades enfrentadas pelo governo do prefeito Rosenvaldo Júnior, que até o momento não conseguiu definir o candidato da gestão. Graciela mostrou-se crítica a Rosenvaldo e começa a ganhar destaque, visto que o governo não consegue decidir entre Humberto da Celesc, pelo PSB, ou Clesio do Marcao, pelo Progressistas. Como já mencionado, as águas do rompimento estão se instalando no Executivo da cidade portuária.
Estrategista
Na outra ponta, Adriana Lumma, figura mais bolsonarista do que alguns que apenas se dizem bolsonaristas para aproveitar o momento, aguarda com sagacidade a movimentação desse cenário, buscando, de forma inteligente, colocar a peça certa no xadrez político. Enquanto isso, o MDB parece perdido, incapaz de tomar uma decisão clara, deixando seu grupo em um estado de nervos.
Força Feminina
Parece que as mulheres estão ganhando força em Imbituba, com Graciela muito bem cotada pelo PT e sendo uma articuladora-chave do presidente Lula na cidade, enquanto Adriana Lumma se destaca pelo Republicanos. Será que em Imbituba as composições serão feitas de maneira estratégica ou veremos uma batalha épica entre Davi e Golias? A história já nos mostrou como isso terminou. O cenário político em Imbituba está ficando cada vez mais intrigante.
Corre à Boca Pequena: Que enquanto o prefeito Rosenvaldo está entre a cruz e a caldeirinha, as mulheres estão voando alto.