Na última semana foi dado início aos serviços preliminares de implantação das obras das novas vias marginais da BR-101 Sul/SC. O novo trecho fica entre os kms 273 e 284 na pista Sul (sentido Criciúma), em Imbituba. Entre as atividades desempenhadas no momento estão a implantação do canteiro de obras, supressão vegetal e preparação do terreno. Posteriormente, serão desempenhadas as ações de drenagem profunda e terraplenagem.
São previstas cerca de 10 frentes contando com mais de 300 operários, que utilizarão algo em torno de 50 equipamentos como escavadeiras, tratores, caminhões, rolos compactadores, entre outros. Por conta dessa movimentação de máquinas e trabalhadores, a concessionária reforça aos motoristas respeitem à sinalização implantada no trecho, assim como os limites de velocidade da via.
Eventualmente, será necessário realizar o fechamento temporário de faixas da pista, assim, a empresa orienta que os condutores programem seu trajeto de forma a evitar atrasos e/ou imprevistos. Para esse trecho a Concessionária irá investir, aproximadamente, R$ 60 milhões, com previsão de conclusão para 2024.
Novas vias marginais, mais segurança
Em maio deste ano, a CCR ViaCosteira fez o lançamento das obras no primeiro trecho das vias marginais, entre os kms 271 e 278 na pista Norte (sentido Florianópolis), em Imbituba. Na sequência, outras frentes deram início às ações no segmento entre os kms 328 e 333, em ambos os sentidos da via, contemplando os municípios de Capivari de Baixo e Tubarão.
Agora, com mais um trecho em obras são mais de 22 quilômetros de novas vias marginais em construção pela Concessionária no trecho sul da BR-101 catarinense. Além disso, ao longo de todos os novos trechos serão implantadas calçadas, sinalização horizontal e vertical e iluminação a led. Também, o fluxo de veículos funcionará em sistema binário de circulação, ou seja, o tráfego seguirá em sentidos único em cada lado da via expressa, visando eliminar colisões frontais e promovendo a segurança dos usuários.
Ao todo, para as obras das novas marginais da CCR ViaCosteira em Santa Catarina são investidos quase R$ 200 milhões. Tais intervenções são exigências e cumprimento do programa de Concessão Federal em Santa Catarina, tendo como órgão regulador a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).