
Um extenso pacote de ações para a Estação Verão na temporada 2023/2024 foi lançado, nesta sexta-feira (15), pelo governo de Santa Catarina. O esforço conjunto tem como objetivo organizar os trabalhos do Estado em uma temporada em que há um enorme número de visitantes e aumento no fluxo em suas praias, resorts, parques-aquáticos e tudo que a estação pode movimentar. A estimativa é de que 2,8 milhões de turistas de outros Estados e internacionais venham às cidades catarinenses.
Para organização dos trabalhos do poder público, as ações da Estação Verão estão previstas entre dezembro 2023 e março de 2024. Estão envolvidos as polícias Científica, Civil, Militar, Bombeiros Militares, Casan, Celesc, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Saúde, do Turismo e o Instituto de Meio Ambiente de SC.
“Estamos dando a devida atenção a nossa estação de verão, não será mais apenas uma temporada e sim uma estação fixa. São todas as forças do Estado trabalhando na maior operação do turismo nunca vista antes”, compara o governador Jorginho Mello. Além da ação conjunta dos órgãos estaduais, haverá participação de organizações do setor privado: como o Sebrae e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), com objetivo em realçar o Estado nacional e internacionalmente, nesse período.
Nas ações turísticas, um dos principais intuitos da Setur é apresentar SC como uma estância turística. Assim, durante o verão, o programa tem como objetivo mostrar mais escolhas para quem deseja explorar o turismo catarinense. Em 2023, esta unidade federativa recebeu dez premiações no evento nacional “O Melhor de Viagem e Turismo”, do Grupo Abril, que mostra este reconhecimento.
As estimativas para a temporada de verão de 2023/2024 preveem aumento de 12% na população flutuante no litoral, em comparação com a última alta temporada. A estimativa de fluxo aéreo terá um acréscimo de 10% em relação ao verão anterior, com crescimento de cerca de 27% no número de passageiros nacionais e 38% internacionais, em comparação ao ano anterior.
Para o secretário de Turismo, Evandro Neiva, poder estudar e traçar as melhores estratégias para investir nos nossos atrativos demonstra a seriedade do governo de SC com uma das principais rodas que giram a economia catarinense, “o turismo é uma atividade econômica dinâmica e de oportunidades, que impacta na vida de diversas pessoas em diferentes níveis sociais e segmentos”, explica o secretário.
Ações das Forças de Segurança previstas para a temporada
Bombeiros Militares
Para a Operação Veraneio 2023/2024, serão empenhadas mais de 300 viaturas incluindo aviões, helicópteros, moto aquáticas, quadriciclos e embarcações. Além disso, contará com a maior mobilização da tropa da história da corporação, com 149 guarda-vidas militar, 262 alunos-soldados em estágio supervisionado e uma média de dois mil guarda-vidas civis voluntários. Todos serão empenhados exclusivamente para atuar na Operação.
“Estamos nos preparando desde outubro, vínhamos capacitando os guarda-vidas em todas as praias. Serão 430 postos em todas as praias do litoral, tornando-se a maior movimentação de bombeiros e guardas-civis em toda a história da Corporação”, enfatiza o coronel do CBMSC, Fabiano de Souza.
Polícia Militar
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) irá atuar na Operação Veraneio, que será organizada em todo o litoral, fronteiras e rodovias estaduais. A Operação tem como objetivo reforçar o contingente policias nas áreas de maior concentração de pessoas, dando mais segurança aos turistas e catarinenses. Serão 28 municípios do litoral que terão atenção especial no período.
Desde o inicio deste mês, a PMSC já realiza o trabalho de Operação de Pré-Verão, ação preventiva e que ajuda a identificar pontos de maior atenção. Os eventos ao ar livre, vias gastronômicas, praias e vias de comércio são pontos de atenção e que receberão efetivo diuturnamente.
O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, reforça as ações do órgão durante a temporada. “A PMSC estará envolvida com sua corporação em todos os momentos desta temporada de verão, tão importante para o nosso Estado”.
Polícia Civil
Durante a Operação Estação Verão 2023-2024, a Polícia Civil de Santa Catarina realizará diversas ações no âmbito da segurança pública, objetivando uma resposta rápida e efetiva para aqueles cidadãos que estão passando pelo Estado, seja de férias ou trabalho, e de alguma forma tenham sido vítimas de atos criminosos.
O reforço policial não será apenas para atendimento ao cidadão nos registros de ocorrências, mas também para o trabalho de investigação e outras ações específicas com o fim de levar uma pronta resposta à sociedade catarinense e seus visitantes. “A Polícia Civil irá reforçar o seu contingente no litoral e nas delegacias de regiões praianas, iremos garantir o atendimento de excelência ao turista e ao catarinense”, explica o delegado-geral Ulisses Guimarães.
Polícia Científica
A Polícia Científica aumentou o seu efeito no litoral, são mais servidores mobilizados durante o período da Estação Verão. A perita-geral Andressa Boer Fronza, ressalta como trabalha na investigação e segurança dos turistas e catarinenses. “Queremos que todos tenham um verão seguro e tranquilo, sem crimes e ocorrências, mas caso venha a ocorrer, os turistas e o povo catarinense pode contar com a investigação da Polícia Científica”.
Ações de saúde, balneabilidade e garantia dos serviços de água e luz
Celesc
Para atender a alta demanda no setor de energia elétrica devido à temporada de verão, a Celesc irá contratar equipes de reforço, realocando a equipe para áreas com mais movimento, além do posicionamento de subestações móveis, torres de emergência, novas subestações e ampliação da capacidade de outras.
A Celesc contará com um efetivo de trabalhadores com mais de 1,2 mil profissionais entre eletricistas e atendentes comerciais para fazer frente às ocorrências em campo entre os meses de dezembro a março nas regiões do litoral. “A Celesc veio se preparando para o aumento de consumo de energia no estado, sabemos que o consumo será muito elevado, devido ao alto volume de turistas vindo para o estado, mas mesmo assim, iremos garantir que haverá energia elétrica e atendimento de qualidade”, enfatiza o presidente da estatal, Tarcisio Rosa.
Casan
A Casan conta com um investimento de mais de R$ 40 milhões em melhorias para as operações na estação. Haverá mobilização de uma força-tarefa para a inspeção de ligações de água e esgoto, criação de um disque-denúncia de irregularidades via WhatsApp e a instalação de dois QGs em Florianópolis.
“Desde o início do ano, vínhamos nos preparando para o verão. Inaugurações de estações e reforço no contingente são apenas algumas das ações que a Casan irá realizar para o sucesso do verão catarinense”, enfatiza o presidente da Casan, Edson Moritz.
Saúde
Com o aumento do movimento no Estado, a Secretaria de Saúde irá focar seus reforços no combate à dengue, treinando profissionais e realizando campanhas, dando o devido foco à uma época onde há um aumento considerável do mosquito progenitor. O Samu também terá reforços nas centrais, garantindo agilidade e qualidade na resposta às chamadas por meio do 192.
A Pasta também atua no alerta para os cuidados contra as altas temperaturas e realizará análises de coletas da água para pesquisa viral por meio do Lacen/SC. “Com a chegada do verão, também aumenta os focos de Dengue, por isso nós, da Secretaria da Saúde, temos o compromisso de alertar e combater ainda mais o mosquito transmissor”, acende a secretária de Saúde, Carmen Zanotto.
IMA
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) irá aumentar, a partir da segunda semana de janeiro, até o fim de março de 2024, a sua frequência de coleta de lixo em 82 pontos. A regularidade da coleta se dará entre o período de 8 de janeiro a 31 de março de 2024, de segunda a quinta-feira (exceto feriados) três vezes por semana em dez pontos de Balneário Camboriú (todos na praia central) e 26 pontos em Florianópolis (em praias como Canasvieiras, Ingleses e Jurerê), e duas vezes por semana em três pontos de Governador Celso Ramos; nove de Bombinhas; cinco de Itajaí; oito pontos de Itapema; quatro de Navegantes; 11 pontos de Penha e seis de Porto Belo.
“A ideia de aumentar a frequência da coleta é trazer uma resposta mais precisa das condições sanitárias da praia à população, principalmente, nas praias urbanas, podendo refletir melhor as condições ambientais dos pontos amostrados, visto que as informações também podem servir de apoio para que os municípios implementem ações de melhoria de saneamento”, explica a presidente do IMA, Sheila Meirelles.
Cooperação
Um Termo de Cooperação foi assinado, ao final do evento, entre todos os presentes para reforçar as ações conjuntas durante a Estação Verão.