Hercílio Luz completa 105 anos com o mesmo nome e CNPJ

No domingo do dia 29 de março de 1959, na disputa do 4º jogo decisivo, o Hercílio Luz derrotou o Carlos Renaux, de Brusque, pelo placar de 3 a 1, sagrando-se bicampeão catarinense. O palco da conquista foi o Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis (Foto: História do Futebol/Sul SC)

Bicampeão do Estado (1957-1958), primeiro time do Sul de Santa Catarina a vencer um título, primeiro clube barriga-verde a disputar a elite do futebol brasileiro e um dos maiores formadores de craques do país, como Zenon, que chegou à Seleção Brasileira e o atual André, atacante do Grêmio e sondado por potências da Europa. Este é o Hercílio Luz Futebol Clube, que abriu seu CNPJ em Tubarão no dia 22 de dezembro de 1918, e até hoje, exatos 105 anos depois, mantém sua identidade, suas cores e sua história mais viva que nunca, sempre recordando de quem passou pelo elenco colorado, quem está e atuando com uma série de projetos para acolher quem ainda passará pela Toca do Leão do Sul, como é carinhosamente batizada sua Casa.

O time disputou a Taça Brasil em 1959. O nome Hercílio Luz é uma homenagem ao ex-governador de Santa Catarina, um dos mais influentes na história do Estado de maior qualidade de vida do Brasil. O clube ainda manda suas partidas no lendário Estádio Aníbal Costa, mas em breve irá sediar seus jogos na sua Arena, que será construída no bairro São Martinho, onde adquiriu uma grande área de terra, nas proximidades da moderna rodovia Ivane Fretta Moreira.

O ano de 2023, apesar de os títulos baterem na trave, foi um dos melhores na sua rica história centenária, teve ótimas campanhas, terminando a primeira fase como líder do Campeonato Catarinense, despachou com propriedade o Figueirense e foi eliminado nas semifinais, com ajuda do VAR, pelo Criciúma. Na Copa SC, o time tubaronense também liderou a primeira fase e foi eliminado nas semifinais pelo Marcílio Dias, nos pênaltis, após perder por 2 x 0 a partida de volta e também deixar uma hegemonia de quase 750 dias sem derrota no Aníbal Costa, à época era o melhor time mandante do país, desbancando gigantes como Flamengo, São Paulo, Botafogo, Grêmio e Palmeiras.

Nas competições nacionais, onde já está habituado a disputar nos seus 105 anos de futebol, nesta temporada o Hercílio Luz liderou o seu grupo no Brasileirão da Série D, com classificação antecipada e ampla diferença para o segundo colocado. Após uma boa primeira fase, a equipe catarinense caiu diante da Ferroviária/SP na segunda fase, com um gol roubado em Araraquara, em um jogo sem VAR, onde o gol de empate do time paulista foi feito após um cruzamento realizado fora do campo, pelos menos uns 20 centímetros… Também chegou à terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, sendo derrotado pelo gigante Vasco da Gama.

O presidente do clube, Marcus Acorsi, definiu o 2023 do Hercílio Luz como um ano positivo. “Por mais que não tenhamos conseguido o acesso ou conquistado alguma taça, o ano foi muito positivo, até porque o clube está se reestruturando, está estável na Série A, que é o objetivo inicial sempre. A partir do momento que começa a figurar na Série A Estadual, em competições nacionais, como é a Série D, aí o clube começa a almejar maiores objetivos, mas o trabalho está sendo muito bem realizado e graças a Deus está dando tudo certo”.

A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome do presidente Rubens Angelotti e diretoria, emitiu uma nota parabenizando o Hercílio Luz, seus dirigentes, integrantes da comissão técnica, funcionários, atletas e torcedores por mais um aniversário.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top