Após a rua Rui Barbosa, em Araranguá, apresentar diversos sinais preocupantes de erosão durante décadas, a administração municipal realiza, desde o ano passado, uma obra que solucione definitivamente o problema. A via tem grande importância já que serve como ligação à BR-101.
Desde o início de 2022, foram realizadas filmagens subaquáticas com apoio de mergulhadores do Corpo de Bombeiros, para capturar imagens da margem do rio, que recebe o impacto da força das águas – essas que causam o assoreamento. Além disso, foi realizado o georreferenciamento dos pontos mais críticos.
Uma sondagem também foi realizada para análise do solo do local. Com esta análise, foi aplicada a melhor técnica de contenção deste assoreamento e os Técnicos da Defesa Civil do Estado, auxiliaram nos estudos. Entretanto, a obra permanece em andamento e a intenção é de que este problema de erosão seja solucionado definitivamente.
A administração já possui um importante projeto para a região. Após finalizar a obra, a ideia é criar uma vila gastronômica e um espaço de contemplação do Rio Araranguá.