A 5ª Sessão Extraordinária suspensa pelo presidente da Câmara de Vereadores de Imbituba, Leonir de Sousa, nesta quinta-feira (28), devido à falta do quórum necessário para a deliberação das matérias previstas na ordem do dia, será continuada neste domingo (31), às 9h.
Para comunicar a suspensão e continuidade da 5ª Sessão Extraordinária, da 3ª Sessão Legislativa, da 16ª Legislatura, o presidente da Casa editou o Ato da Presidência nº 068/2023. No mesmo, ele informa que a Sessão convocada por meio do Edital CMI nº 005, de 21 de dezembro de 2023, iniciada no dia 28 de dezembro de 2023, foi suspensa e que a sua continuidade acontecerá no dia 31 de dezembro , nas dependências da Câmara, cuja Ordem do Dia será aquela prevista no do Edital CMI nº 005/2023.
A sessão poderá ser acompanhada pelo canal oficial da Câmara em https://www.imbituba.sc.leg.br (clicando em “Transmissão”). O foco é votar o projeto de autoria do Executivo Municipal que pretende criar uma lei para que seja autorizada a doação de imóvel, de sua propriedade, ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) com destinação para empreendimento de interesse social vinculado aos programas habitacionais da União, como o Minha Casa, Minha Vida.
A não realização da Sessão provocou revolta entre as pessoas presentes ao plenário, lotado, e manifestação pelas ruas do centro de Imbituba. Empunhando cartazes de protesto, um grupo saiu às ruas citando nominalmente cada vereador ausente e em seguida, em coro, chamando cada parlamentar de covarde, alertando a população que passava sobre o que acreditam ser uma manobra, um boicote da oposição ao projeto social do governo. Uma das manifestantes, visivelmente revoltada, disse que está há 16 anos inscrita no programa e que essa era a oportunidade de finalmente poder realizar o sonho da casa própria.
Vereadores que compareceram na quinta:
– Humberto Carlos dos Santos (PSB)
– Renato Carlos de Figueiredo – Ladiada (PSB)
– Valdir Rodrigues (PSD)
– Leonir de Souza (Podemos)
– Bruno Pacheco (PSB)
– Josiel Antulino (PL)
Vereadores que faltaram na quinta:
– Eduardo Faustina (PP)
– Deivid Rafael Aquino (MDB)
– Matheus Pereira (PSDB)
– Rafael Mello (Podemos)
– Thiago Rosa (PP)
– Elísio Sgrott (PP)
– Michell Nunes – Peninha (PL)