
A Divisão de Investigação Criminal de Tubarão (DIC) da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) apresentou um balanço de suas atividades neste ano de 2023, tendo cumprido 119 mandados de prisão, realizado 19 prisões em flagrante e completado 94 mandados de busca e apreensão domiciliar. Com esses números, a DIC de Tubarão se consolidou como a 5ª unidade da PCSC em número de prisões.
Além disso, foram realizadas expressivas apreensões de droga, cerca de dez quilos de cocaína, 16 quilos de maconha, três mil comprimidos de ecstasy e 1,2kg de crack, além de armas de fogo. Em relação aos homicídios, houve um número dentro do razoável neste ano, dois dos fatos já foram devidamente elucidados e apenas o último encontra-se ainda sob investigação.
Em outro giro, houve, devido às investigações realizadas pela DIC e à integração com as demais forças de segurança, uma redução expressiva no número de roubos (assaltos) em Tubarão, sendo 2023 o menor em número de assaltos nos últimos cinco anos. Em relação a 2022, houve diminuição de cerca de 40% em roubos ocorridos. Em 2022, foram registrados 195 roubos e em 2023 134, ou seja, 61 a menos.
Também houve um decréscimo no número de furtos, sendo 2023 também o ano com menor número de furtos na cidade de Tubarão nos últimos cinco anos. “Isso se dá por uma atuação firme da Polícia Civil em relação a esse tipo de infração penal com foco em indivíduos contumazes na prática desse crime o que levou a prisões preventivas dos principais furtadores da cidade”, informa o delegado titular da DIC, Bruno Marinho Martins.
A DIC de Tubarão finalizou 2023 com 273 procedimentos policiais.