Como CEO e diretor de Redação do Grupo Sul SC (portal de notícias, rádio e jornal impresso), veículos com ampla liberdade de imprensa, atuação jornalística profissional e o melhor de tudo: sem restrições no teclado, microfone ou lentes, sem ligações e sem dívida de favores a sociedades secretas, partidos políticos ou qualquer CPF ou CNPJ que seja. Vem muito trabalho sério em 2024…
Iremos atuar com as ferramentas que a comunicação bem feita nos rende, a verdade, as cobranças públicas e muita denúncia. Atuamos em conjunto com o povo e para o povo. Temos sede em Tubarão e filial em Laguna. Nossa abrangência é regional, compreendendo os 45 municípios do Sul catarinense, com foco nos 18 que compõem a Amurel. Surgimos em setembro deste ano, então, 2023 será histórico para nós.
E o próximo é ano político (de eleição), portanto conturbado, muitos buscando reeleição, outros as primeiras chances à disputa de cobiçadas vagas nas prefeituras e nas câmaras de vereadores. Iremos entrevistar, divulgar e repassar as propostas do máximo de candidatos possíveis, fazendo a nossa função de intermediários.
Nosso viés é a constante luta pelo desenvolvimento microrregional, poder cobrar políticas públicas mais eficazes, um Judiciário mais técnico e menos político, um Legislativo mais fiscalizador e menos ’emendador’, que crie leis salutares e parem de batizar nomes de ruas ou gastar papéis com menções e títulos de cidadãos municipais, e um Executivo que enxergue os extremos das cidades. Não existe só o Centro ou bairros dos arredores. Tem esgoto correndo a céu aberto na Caputera, na Cohab da margem esquerda, na Ilhotinha, falta professor nas creches e escolas das periferias, os postinhos de saúde jamais podem fechar as portas em uma terça-feira à tarde para planejamento… Já ouviu falar em patrolamento e lastreamento, prefeituras? E o mais importante, sarjetas, pois nada adianta o tempo investido em arrumar estradas do interior se elas não são construídas… Isso que nem comentei em pavimento, já que sempre afirmam não ter dinheiro em caixa e ficam dependendo de financiamentos longevos ou emendas parlamentares que se atravessam ao sistema democrático federativo.
Foi um 2023 vergonhoso para Tubarão, Capivari de Baixo, Gravatal, Imaruí, Braço do Norte, Pescaria Brava e Imbituba, onde vários políticos e servidores das prefeituras desses municípios chegaram a ser presos acusados de envolvimento na Operação Mensageiro, uma investigação de anos do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que define este trabalho como o maior de todos na rica e longa história da promotoria catarinense. Combate, segundo o próprio MP, o maior escândalo de fraudes e corrupção já registrado em Santa Catarina. Esta operação é encabeçada pelo Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado – palavra que, quando ouvíamos e líamos neste ano, já dava arrepios em muita gente na Amurel, e tudo começou em dezembro de 2022, com a prisão de um prefeito da região. E vamos ouvi-la muito mais também em 2024, e iremos reportar tudo de maneira inteiramente profissional. Se há culpados, que haja condenações, se forem inocentados, que haja retratações, a começar pelos próprios acusadores oficiais, o MPSC.
Dois mil e vinte e três foi um ano de resiliência para muitos no Sul de SC, e não foi só no campo político. A InoversaSul parece ter se reencontrado após a mudança de nome, já a Unisul Tubarão, hoje da Ânima, deve reduzir os serviços prestados na principal cidade da Amurel, pelo menos é o que já ocorreu neste ano. O tradicional Cettal, à margem Leste da BR-101, deverá ser vendido para o Ifsc. Alguns cursos, que não podem ser virtuais, estão cada vez mais distantes do olho a olho real, e serão sim mais tela e menos tato. A brecha aberta neste milionário campo do ensino superior e de pós-graduação refletiu no crescimento de até então coadjuvantes, como a Univinte/Fucap, a Uniasselvi e outras tantas instaladas na região. A própria Udesc, que é gerida pelo governo barriga-verde e tem campus em Laguna, cresceu. A Unesc, não confunda, esta é com a letra N, e tem sede em Criciúma, sondou nossa região e deverá erguer um campus em Tubarão ou Pedras Grandes.
Falando em Pedras Grandes, o prefeito Agnaldo Philippi está revolucionando progressivamente a simpática cidade de origem de imigrantes italianos. Braço do Norte parou no tempo após muitas ações em sete anos do Betinho, falta mais atenção aos bolsões de pobreza e na periferia. São Ludgero tem participação comunitária e ordeira, o que eleva o seu índice de desenvolvimento humano e bem-estar da sua população, muito fruto do trabalho planejado colocado em prática na época do agora deputado estadual Volnei Weber. Clei Rodrigues tem feito uma gestão enxuta, porém sensata em Gravatal. Deve entregar sua principal obra no ano que vem, a nova prefeitura, com recursos que beira os R$ 7 mi. Laguna parou no tempo com Samir Ahmad, que responde a importante CPI na Câmara, deixou faltar comida nas escolas e executou obras questionáveis na sua qualidade. Imbituba, com o esquerdista Rosenvaldo da Silva Júnior, que está em seu segundo mandato, passou a Terra de Anita em habitantes, agora é a segunda maior da Amurel, cresce exponencialmente na sua infraestrutura, mas muito deve ao porto, o segundo mais movimentado do Estado. Como já está perto do fim do ano e deste texto, e já tem muito caractere aí para você ler, então vou ficar devendo o resumo de análise de Capivari, Pescaria, Imaruí, Jaguaruna, Treze de Maio e tantos outros da nossa região, mas prometo trazer artigos ou editoriais específicos ao longo do próximo semestre.
Em relação ao mercado, como jornalista, tive um ano de muito crescimento. Coordenei uma equipe de comunicadores extremamente profissionais em um grupo que tinha abrangência direta em quatro grandes regiões do Estado: Itajaí, Florianópolis, Criciúma e Tubarão. Aprendi muito até novembro, quando decidi migrar de vez para o Sul SC, um produto que eu vinha planejando há alguns anos e tenho certeza plena da sua evolução, hoje comigo, amanhã quem sabe com mais amantes do bom negócio, da qualidade e não da quantidade, amantes do bem e não do mal, que sabem o significado da palavra Deus, não Papai do Céu ou algo celestial. Se este é o nosso caminho, então a vitória é certa!
Nossa equipe de colaboradores do Grupo Sul SC deseja um 2024 de muita saúde a todos os nossos seguidores, leitores, ouvintes e parceiros comerciais! Que seja um ano de muitas conquistas, menos guerras e mais amor… Vamos construir um laço de sentimentos positivos e que venha uma variedade de notícias boas por aí! Feliz Ano-Novo!