O vento no quadrante Sul/Sudeste fez o mar ficar mais revolto e as ondas chegar a séries de até três metros no swell em várias praias da região na manhã deste domingo (31), principalmente perto de costões, como em Itapirubá, em Laguna, onde pelo menos dois surfistas foram arrastados por correntes perigosas e ficaram em pontos delicados nas proximidades de rochas.
O helicóptero da Polícia Militar, que realiza voos rasantes para apoiar os guarda-vidas na segurança de banhistas, foi acionado e fez dois salvamentos. Olivério Salaris, turista em Itapirubá, ficou dois dias observando na praia de Itapirubá e acompanhou tudo de um restaurante na orla. Ele estava entre as mais de 600 pessoas que acompanharam e aplaudiram o trabalho da PM.
Darlan Souza Maria filmou tudo. “A gente viu os guarda-sóis que voavam durante a manobra necessária da equipe do Águia da PM. Vento Sul não é para qualquer um. Felizmente, acabou tudo bem”, conforta-se Darlan. Os nomes dos surfistas não foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros Militar, que também esteve no local.
As pranchas ficaram à deriva após o resgate. Os dois surfistas têm 17 e 21 anos, e segundo os próprios, entraram sem querer em um canal conhecido, mas foram arrastados. Os três salva-vidas e mais o helicóptero levaram 14 minutos para retirá-los do local. “Deram um show de perícia e de socorro imediato”, resume um espectador.
O bombeiro Michel, que pela terceira temporada atua nesta praia, avisa que há várias bandeiras de alerta, mesmo assim, ainda ocorrem imprudências.

Com informações de Fernando Nunes/Rádio da Família