
Estão grandes as expectativas para a 2ª edição do Festival Itapira Cultural (FIC), no bairro de Itapirubá, em Laguna, que ocorre neste fim de semana, dias 6 e 7. O evento recebe bandas de diferentes estilos, grupos de teatro, de dança e intervenções artísticas diversas com entrada franca e interpretação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) durante todas as atrações. Além disso, haverá gastronomia, artesanatos locais, tudo para promover e aproximar cultura e comunidade.
Comparado com a 1ª edição, em 2023, foram diversos inscritos de várias regiões do Estado, sendo selecionadas as bandas Jamaica Groove (Tubarão), que traz um estilo Reggae e Música Brasileira, Casebre (Imbituba), com seu Rock/Reggae, a Los Desterros (Florianópolis), para quem curte Música Latina e a Banda Marelua (Florianópolis), com seu estilo MPB/Balanço, todos com músicas autorais. Na categoria Teatro, foram selecionadas as peças Clov´s, o Internacionável, da Cia. Lá dos Fundos e a peça Lá vem Poesia, do Grupo Cirandela, os dois de Criciúma. A categoria Dança vem com duas referências em temas folclóricos e da cultura popular: o grupo Abayomi (Florianópolis), com sua Dança Africana, e o Maracatu Eko da Mata (Garopaba), com seu Maracatu de Baque Virado (Cultura popular – Afro-brasileira).
A programação começa sábado, às 15h, com a abertura e show convidado do Acústico Clariô. Às 16h45, o público confere o espetáculo teatral de Clov´s Internacionável, seguindo às 17h50 com a Banda Casebre, e às 19h, com o espetáculo de dança de Maracatu Eko da Mata. Ainda no sábado (6), a programação segue às 19h30, com o artista convidado seu Maneca e Banda, encerrando a programação do dia com a Banda Los Desterros, que sobe ao palco às 20h30.
No domingo (7), o Festival reinicia às 15h. A primeira apresentação será do artista convidado Ruan Santos às 15h10, seguindo às 16h30, com apresentação do espetáculo teatral Lá Vem Poesia. Quem sobe ao palco às 17h40 é a Jamaica Groove, e em seguida, às 18h50, o grupo de dança Abayomi. Às 19h30, a banda convidada Libertu faz sua apresentação, encerrando, a partir das 20h30, com apresentação musical da Marelua.
Para a produtora do evento, Pati Souza, o público pode esperar muita diversificação cultural com muitos gostos e estilos. Segundo a coordenadora-geral, Alana Meneghel, os dois dias de movimentação para a família, apreciadores de arte e cultura e para a comunidade prometem ser uma oportunidade de inclusão e fortalecimento de nossas expressões culturais das mais diversas”, completa. O público também pode esperar boa gastronomia local regada à cerveja artesanal.
O 2º Festival Itapira Cultural tem financiamento da Celesc e do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) do governo de Santa Catarina.