Pedras Grandes terá uma réplica em tamanho real da Torre de Pisa, na região de Azambuja, e agora está projetando uma, em escala bem menor, da Ponte Hercílio Luz, principal cartão-postal de Santa Catarina, tudo em nome do turismo e de ambientes instagramáveis. A principal matéria-prima para construir a travessia será o ferro sucateado da própria Hercílio Luz. A idealização é do prefeito Agnaldo Filippi.
As características serão similares às originais. Imagine passar pelo rio Tubarão no simulacro da ponte inaugurada em 13 de maio de 1926, ligando o continente à capital catarinense. ‘Parece um sonho, mas em breve será realidade’, garante o prefeito.
A ponte de ferro substituirá uma antiga passarela existente no centro de Pedras Grandes, atualmente interditada. Além de ser um novo atrativo turístico, a réplica servirá para a mobilidade de pedestres e ciclistas que transitam entre as duas margens do principal rio do Sul catarinense.
Com 13 metros de altura e 50 metros de extensão, a ponte é montada com ferro original da obra de Florianópolis, doado pelo governo do Estado, sem ônus, ao município. Os próprios funcionários da Secretaria de Obras da prefeitura executam o projeto. A expectativa é entregar a obra ainda neste semestre.