ARTIGO – CPI da Saúde: Se há fatos de crimes, por que votar a favor dos criminosos?

Costumo atuar com fatos, assim o faço nos últimos 23 anos trabalhando com jornalismo. E, por escolher este caminho, nessas quase duas décadas e meia nunca respondi a um processo judicial, e não será neste ano, pode ter certeza. Então, minha análise hoje é bem sucinta e direta.

É sobre a famosa CPI da Saúde, instaurada pela Câmara de Laguna no ano passado e com relatório oficial concluído na última semana, o qual apontou a formação de uma organização criminosa e superfaturamento na compra dos famosos Kits Bucais, pela bagatela de quase R$ 600 cada, sendo distribuído mais de dois mil deles a estudantes da rede municipal de ensino. O problema é que cada um custa, no máximo, R$ 60. E ainda tinha pasta de dente vencida… São muitos os fatos que apontam fraude licitatória e desrespeito ao erário. Ou seja, falta de vergonha na cara com o dinheiro do povo. E os envolvidos ainda não têm rubor ao organizar coletiva de imprensa tentando explicar o inexplicável.

O relatório será analisado e votado em plenário na noite desta segunda-feira (8), em sessão extraordinária que irá decidir o futuro político de Laguna. A população promete lotar o apertado auditório da Casa do Povo, pressionando os parlamentares da situação, ou um ou outro que, mesmo na teoria sendo oposição, possa declinar, por motivos alheios e que muita gente sabe quais, seu voto a favor do prefeito Samir Ahmad e sua trupe envolvida diretamente no caso.

Tem tudo para ser um 6×6 e voto de minerva do presidente da Câmara, Hirã Floriano Ramos, ou um 7×5 a favor do arquivamento da CPI, o que seria um tapa na cara do cidadão. Se não aprovarem o prosseguimento das investigações, a Comissão Processante (CP), a qual, aí sim, poderá cassar o mandato pífio, corruptivo e vergonhoso desta gestão, seria a mesma coisa de dizer aos cidadãos lagunenses: “sabemos dos crimes e que há fatos deles, portanto, somos criminosos também, mas, como há brechas no sistema, então arquiva-se e pronto”. Mesmo que esta discussão acabe nesta segunda, ela segue sendo investigada em outras esferas, como Polícia Civil, Ministério Público estadual e no Judiciário. Não há como fugir da fraude, já teve até mesmo um investigado que assumiu.

Laguna tem estado nos holofotes estaduais e nacionais nos últimos meses, e de forma negativa politicamente em vários setores. Como ainda há esperanças e os olhos da imprensa estão voltados a esses 13 vereadores neste evento de hoje, esta pode ser a oportunidade da vida deles em prosseguirem seus cargos eletivos a partir do próximo mandato, que inicia em 1º de janeiro de 2025.

Portanto, se vocês, nobres edis (Anderson, Antônio, Deise, Edi, Eduardo, Gustavo, Hirã, Jaleel, Kleber, Luiz, Nadia, Patrick e Rhoomening), ainda têm ética, moral, civilidade e amor por esta cidade, e pensam em participar do pleito de outubro próximo, seria interessante ouvir a voz do povo, votar a favor do povo e do certo, e sair do plenário aplaudidos e lembrados por acatar o bem e o progresso, em vez do mal e do regresso. Mostrem esperança de que sim, ainda é possível acreditar na política e nos políticos.

Charge de Ed Carlos/Especial para o Sul SC

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top