‘Longarinas da Ponte Hercílio Luz’ são usadas em travessia entre Pedras Grandes e Tubarão

Pref. de Pedras Grandes/Sul SC

Moradores de Pedras Grandes e Tubarão estão há anos pela espera da concretização da nova Ponte de Pedrinhas, agora finalmente viabilizada com aço proveniente da icônica Ponte Hercílio Luz. As três longarinas, capazes de suportar 45 toneladas cada, foram instaladas nesta quinta-feira (11). “Nossa parte está concluída, e a parceria estabelecida com o prefeito Jairo Cascaes, de Tubarão, garantirá a finalização da pista de rolamento em concreto. Este é apenas um exemplo das várias obras executadas em todo o município, destacando-se pelo uso de material reciclado”, evidencia o chefe do Executivo pedras-grandense, Agnaldo Filippi.

Outras obras estão em curso simultâneo, muitas com viés turístico. Além dessa conquista, o município de descendência italiana está prestes a receber uma atração turística exclusiva no Estado: uma réplica em tamanho real da Torre de Pisa, na região de Azambuja.

Filippi, responsável pela inovação, também projeta uma réplica em escala reduzida da Ponte Hercílio Luz, o principal cartão-postal de Santa Catarina. O material principal para essa travessia singular é o ferro sucateado da própria Hercílio Luz, doado pelo governo barriga-verde, sem custos à municipalidade.

A futura ponte de ferro, com características semelhantes à original inaugurada em 1926, promete oferecer uma experiência única ao atravessar o rio Tubarão. O prefeito expressa otimismo, afirmando que o que parece um sonho em breve se tornará realidade. Além de seu apelo turístico, a réplica, com 13 metros de altura e 50 metros de extensão, substituirá uma antiga passarela no centro de Pedras Grandes, atualmente interditada.

As iniciativas não apenas agregam um novo ponto de interesse turístico, mas também visa melhorar a mobilidade de pedestres e ciclistas que cruzam as margens do principal rio do Sul catarinense. Este último projeto é executado pelos funcionários da Secretaria de Obras da prefeitura, e a expectativa é que seja concluído ainda neste semestre.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top